Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Militares de 16 países participam de operação de paz

Agência Brasil/ Yara Aquino - 18 de julho de 2005 - 14:56

Atentados terroristas, ajuda humanitária, tomada de reféns e combate ao tráfico de drogas são alguns dos 800 cenários que fazem parte das simulações da Operação de Manutenção da Paz Sul 2005. As simulações são virtuais (feitas em computador) e têm a participação de cerca de 400 militares que compõem as forças armadas de 16 países, sendo quatro da América Central e os demais da América do Sul. Estão presentes também representantes de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros organismos internacionais.

Na operação, está sendo usado um programa de computador em que foram criados dois países fictícios e onde um comando central cria situações iguais às vividas em campo durante operações de paz. Os militares, organizados em brigadas, interagem e tomam decisões diante dos acontecimentos. Ao fim do dia, os grupos se reúnem para fazer um balanço das atividades e analisar as soluções e medidas que foram adotadas.

O objetivo é compartilhar experiências e preparar os participantes para situações reais. O
subchefe do Exército Sul dos Estados Unidos, general John Furlow, disse que esta é uma oportunidade única de integrar militares que acumulam longa experiência em missões de paz e já atuaram em países como Serra Leoa e Haiti e outros que não ainda não participaram de tais operações.

Para o subchefe do Comando de Operações Terrestres do Exército brasileiro, general Manoel Morata, o exercício é importante para as forças armadas brasileiras, uma vez que o país paticipa hoje de nove missões de paz da ONU. "Trocando experiências, estaremos preparados para integrar essas missões", ressaltou Morata. Segundo ele, o chefe do próximo batalhão que irá para o Haiti, um dos países onde o Brasil atua, participa das atividades da Operação de Manutenção da Paz Sul 2005.

É a 11ª vez que a operação é realizada e a segunda em que ocorre no Brasil. Em 1997, o Exército brasileiro já havia coordenado o exercício. De acordo com o general Furlow, a operação de 2005 é a maior já realizada, em termos de número de militares e de estrutura. Entre os participantes está um ex-embaixador da ONU, Francis Okelo, que representa o secretário-geral da organização, Kofi Anan.

A Operação de Manutenção da Paz Sul 2005, que começou hoje (18), vai até o dia 28 deste mês, em Brasília.

SIGA-NOS NO Google News