Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/08/2005 09:50

Milhares de peixes estão morrendo em Alta Floresta

Uma notícia preocupante, publicada ontem pelo Portal 24horasnews, de Cuiabá, sobre um acidente ecológico. Acompanhe a matéria de autoria daquele site:

A cena é desoladora. Causa revolta. Num espaço de pouco mais de 500 metros, uma cena tétrica, própria de filmes de terror do estilo "trash": pelo menos 10 mil espécimes de peixes de diversas espécies, todos mortos. Nem o pequeno jacaré que não chegava a meio metro de comprimento, escapou da tragédia ecológica. O local do crime ambiental é o Rio Taxidermista II, em Alta Floresta, região Norte de Mato Grosso.

Precisamente, num ponto que fica há pelo menos 15 quilômetros do primeiro encontro de peixes mortos. E a julgar pelo que está acontecendo, os dejetos estão “descendo” e provavelmente vão parar no Teles Pires, onde o “estrago” poderá ser ainda maior.

No último final de semana, o pescador Antônio Carlos Oliveira, o Toninho, morador do bairro Cidade Bela pegou sua bicicleta, como faz em todos os finais de semana e, juntamente com um colega, encaminhou-se até a o rio para pescar. Na ponte sobre o rio, na comunidade Céu Azul, ainda não era possível divisar o tamanho da tragédia. Os dois buscaram um ponto conhecido rio acima.

Chegaram a arrumar suas varas e anzóis, içaram as iscas, quando perceberam um peixe “atolado” num trecho de barro. Resolveram mexer com o pequeno animal e perceberam que ele estava morto. Foi aí que os dois descobriram que já existia inúmeros deles na mesma situação. “Rio abaixo”, encontraram um jacaré morto. Imediatamente pegaram seus apetrechos e vieram para a cidade. A denúncia foi feita à reportagem do Diário e da TV Nativa pela manhã de ontem. Fomos até o local e confirmamos o que foi denunciado. O próprio Toninho se assustou pois o número havia aumentado significativamente. Tinha muitos pintados, pacus, piaus, lambaris, alguns tucunarés e até turviras, peixe considerado de “alta resistência” pelo pescador. Mas a cena que fica mesmo é do pequeno jacaré, que, apesar de toda a sua altivez, quedou-se diante da ação predatória do homem.

Segundo Toninho, seu colega viu ainda uma capivara morta dentro do rio, que deve ter sido levada pela correnteza. O local é frequentado por um grande número de pessoas. Há muitos pontos de pesca e a “riqueza” do rio ficou claramente evidenciada com o número de peixes mortos.

Foi verificado ainda um grupo de bovinos foi à beira do rio e bebeu água tranquilamente entre os peixes mortos. No mesmo instante, um pássaro sobrevoou o Taxidermista II e “pescou” um dos peixes que estava boiando. Cenas preocupantes que exigem urgente atitude das autoridades.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)