Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mil municípios não contam com médicos morando na cidade

Juliana Andrade/ABr - 27 de março de 2006 - 15:14

Cerca de mil municípios brasileiros não contam com médicos que moram na própria cidade. Ou seja, um em cada cinco municípios do país é atendido por médicos de outras regiões. Para chegar ao trabalho, muitos deles precisam acordar cedo, enfrentar estradas e trânsito. No consultório ou hospital, esses profissionais atendem uma comunidade da qual não fazem parte.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Campos, o levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina revela uma das dificuldades a ser enfrentada para melhorar o atendimento prestado à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

O assunto será discutido na 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que começa hoje (27) e vai até quinta-feira (30), em Brasília. As discussões vão ajudar o governo a desenvolver políticas para melhorar as ações de atenção à saúde. As propostas serão consolidadas num relatório, com sugestões ao Ministério da Saúde.

"Uma questão que pode ser colocada na conferência é que tipo de política pode descentralizar e incentivar os trabalhadores a irem para localidade do interior. É esse tipo de política que poderá melhorar a qualidade do atendimento nesses locais", destaca Campos.

Para o secretário, outra dificuldade que precisa ser enfrentada é a formação dos trabalhadores, em geral, ainda distante da realidade de muitos usuários do SUS: "Às vezes, a gente forma muito mais médicos voltados para o hospital do que aquelas pessoas que sabem ir até a comunidade, fazer o que o programa Saúde da Família propõe."

Francisco Campos ressalta que, apesar dos problemas, a experiência brasileira na área de recursos humanos em saúde é reconhecida internacionalmente como uma das mais avançadas. "O relatório mundial da saúde deste ano, que se dedica à questão dos recursos humanos, o único país que ele cita três vezes com três bons exemplos de recursos humanos é o Brasil."

SIGA-NOS NO Google News