Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mil atletas paraolímpicos disputam jogos mundiais no Rio

Daisy Nascimento/ Agência Brasil - 11 de setembro de 2005 - 14:33

Atletas de 48 países participam dos Jogos Mundiais em Cadeiras de Rodas e Amputados a partir de sexta-feira (16) nesta cidade. É a primeira vez que a competição será realizada na América Latina, desde 1948, quando foi criada. Os jogos, que terminam no dia 25, fazem parte do calendário oficial da Federação Internacional de Cadeirantes e Amputados e ocorre a cada dois anos. A última edição foi em 2003, na Nova Zelândia.

Este ano os jogos estão sendo promovidos pela Associação Brasileira de Desportos em Cadeiras de Rodas e Amputados (Abradecar) e contam com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e de personalidades consagradas no país, como Emerson Fittipaldi, o ministro da Cultura, Gilberto Gil; Carlos Alberto Torres, Lars Grael, Herbert Viana, a treinadora de ginástica olímpica, Georgete Vidor, e o ex-baterista Marcelo Yuka, que ficou paralítico depois de receber um tiro.

Durante 10 dias aproximadamente mil atletas, com idades entre 18 e 35 anos, vão disputar nove modalidades desportivas: natação, atletismo, esgrima, halterofilismo, rugby, tiro, tiro com arco, tênis de mesa e sinuca. O atletismo é a modalidade mais concorrida, com 200 atletas na briga por uma medalha.

O ponto alto das competições vai ser no dia 21 de setembro, data instituída pela ONU como o Dia Internacional da Paz. Atletas, autoridades ligadas ao esporte paraolímpico e representantes nacionais e internacionais farão um tributo à paz, com a celebração de um culto inter-religioso aos pés do Cristo Redentor, no Corcovado, um dos principais pontos turísticos da cidade.

SIGA-NOS NO Google News