Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Microempresários desconhecem linhas de crédito

Shirley Prestes/ABr - 03 de julho de 2004 - 05:34

Mais de 65% dos micro e pequenos empresários do Rio Grande do Sul desconhecem as linhas de crédito disponíveis para os empreendimentos do setor. A conclusão é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). A entidade ouviu 597 empresários gaúchos e descobriu que, por falta do conhecimento, a maioria acaba usando recursos próprios como a principal fonte para realizar investimentos ou obter capital de giro.

Segundo a pesquisa, a burocracia (61%) e a falta de garantias (30%) aparecem como os novos vilões no acesso ao financiamento para os pequenos empresários. Apenas 11% dos empresários gaúchos acreditam que os juros altos são o maior entrave para se conseguir crédito no setor.

O levantamento também ouviu 20 profissionais ligados a instituições de crédito do Rio Grande do Sul. Eles apontaram a falta de garantia e de documentação correta e a incapacidade de pagamento como as principais dificuldades para a concessão de crédito.

O superintendente do Sebrae/RS, Deomedes Talini, destacou que, entre os 35% dos empresários que estão familiarizados com as linhas de crédito, apenas a metade conhece as duas principais fontes governamentais que oferecem juros subsidiados: o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Talini explicou que o objetivo do estudo foi buscar respostas para a dificuldade de acesso ao crédito, apontada em pesquisas anteriores como o maior problema das micro e pequenas empresas.

SIGA-NOS NO Google News