Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Micro e pequenas empresas defendem a securitização

Alana Gandra / ABr - 09 de maio de 2004 - 11:25

O diretor-executivo da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers do Rio de Janeiro (Aloserj), Gilberto Catran, defendeu a securitização das dívidas das empresas de micro e pequeno portes para a obtenção de crédito pelo setor, visando a reativação da economia.

Catran lembrou que a proposta vem sendo formulada pelas entidades comerciais filiadas à Federação das Associações Comerciais do Estado (Faciarj), desde 1996. Uma das propostas é que as dívidas do setor sejam securitizadas, ou seja, transformadas em títulos emitidos por uma instituição governamental como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES).

Ele argumentou que a securitização dos recebíveis, sugerida por economistas ligados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não atenderia ao segmento, uma vez que “o foco da dificuldade é o passivo dessas empresas”. Explicou que os títulos de recebimento garantido, resultantes da transformação das dívidas, poderiam ser negociados com deságios e prazos maiores, permitindo o acesso a créditos novos. Catran assegurou que, em conseqüência, “se obteria rapidamente o reaquecimento dos níveis de emprego do setor “.

SIGA-NOS NO Google News