Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Meu neném está ficando careca! O que está acontecendo?

BabyCenter Brasil - 03 de julho de 2016 - 09:00

É normal os bebês perderem o cabelo nos primeiros seis meses. Isso acontece porque o ciclo capilar tem três fases: crescimento, repouso e queda.

Nos recém-nascidos, todos os folículos capilares entram no período de repouso ao mesmo tempo. (O mesmo processo muitas vezes afeta a mãe depois do nascimento do bebê.)

Essa calvície gradativa normalmente é atribuída a fatores hormonais. Antes de nascer, o feto possui alta concentração de hormônios sexuais, provenientes da mãe. Depois do parto, esses níveis caem e o cabelo do bebê cai junto.

O bebê também pode ter falhas no couro cabeludo (principalmente atrás da cabeça) por dormir na mesma posição, ou por preferir virar o pescoço para um lado só quando está deitado. À medida que ele começa a se movimentar mais, principalmente quando começa a sentar, esse tipo de falha desaparece.

Às vezes a criança nasce com um monte de cabelo, escuro e liso, e o cabelo vai caindo e enche o lençol do berço. Quando o cabelinho novo nasce, ele pode vir numa cor totalmente diferente, e com outra textura também (mais fino, mais grosso, crespo).

A queda de cabelo pode ser preocupante?
Queda de cabelo em excesso depois dos 6 meses deve ser mencionada ao pediatra, porque pode indicar um problema nutricional ou médico.

Meu filho está totalmente careca. O que faço?
Não há muito o que você possa fazer. Muitos bebês são carequinhas, e às vezes ficam assim até depois do primeiro aniversário.

Se você olhar bem de perto, provavelmente vai enxergar um cabelo bem fininho. Se alguém fizer comentários maldosos, ignore, e aproveite para encher a careca do bebê de beijos. Logo logo ele terá bastante cabelo.

Caso você perceba que há pontos mais carecas relacionados à posição de dormir, experimente alternar a posição do bebê no berço durante as sonecas ao longo do dia e o sono da noite. Em vez de colocá-lo para dormir sempre com a cabeça virada para a cabeceira, coloque-o também com a cabeça virada para o outro lado do berço.

Apesar de o bebê estar de barriga para cima (posição recomendada pelos especialistas), existe um movimento natural de virar a cabecinha para o lado para olhar para fora do berço, o que o levará a apoiar a cabeça em áreas diferentes.

SIGA-NOS NO Google News