Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Meu filho tem TDAH. O que fazer?

Maria Conceição do Rosário - 24 de agosto de 2012 - 16:32

Médica especialista da Unifesp dá dicas sobre como lidar melhor com o transtorno no cotidiano



A maioria dos pais, educadores e cuidadores possuem diversas dúvidas ao receber o diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) em suas crianças. Imediatamente se questionam: O que devo fazer? Qual a melhor forma de agir? Como ajudá-lo? É possível levar uma vida normal?

A médica especialista Dra. Maria Conceição do Rosário, Psiquiatra da Infância e Adolescência, Professora Adjunta do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Professora Associada do Child Study Center da Universidade de Yale, explica como lidar com esta situação em diversos ambientes.

“Para que o tratamento do TDAH seja eficiente é necessário que todos os responsáveis e os que tenham um convívio mais próximo do portador realizem o que chamamos de Planejamento Terapêutico”. Este processo é composto por três intervenções:

• Intervenção psicoeducacional com a família, com o paciente e com a escola. Ou seja, é necessário que as pessoas mais próximas da criança tenham informações e entendam o TDAH para que possam lidar melhor com o transtorno;

• Intervenções psicoterapêuticas, psicopedagógicas e de reabilitação neuropsicológica;

• Intervenções psicofarmacológicas, se necessário.


A psiquiatra enfatiza: “Os pais precisam acompanhar de perto a rotina dos filhos. É recomendável ajudá-los utilizando lembretes, agendas e participando ativamente do cotidiano, principalmente nas férias, quando a criança tem mais tempo ocioso”, finaliza.



Dra. Maria Conceição do Rosário, Psiquiatra – CRM/SP 68027

SIGA-NOS NO Google News