Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Meteorologista recomenda cautela aos produtores

Mapa Imprensa - 02 de setembro de 2004 - 08:31

As condições meteorológicas previstas para a próxima safra de verão vão exigir dos agricultores muita cautela no plantio de suas lavouras. Todas as previsões levantadas pelos técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que o clima deverá ser muito semelhante ao registrado durante a última safra de verão. O alerta é do chefe da unidade do INMET em Curitiba, Luiz Renato Lazinski, encarregado de dar informações sobre o tempo no estande do órgão na Expointer, em Esteio (RS).

As condições climáticas ocorridas na safra 2002/2003 foram altamente favoráveis por influência do El Nino. Desde meados do ano passado, entretanto, o Brasil está vivendo uma situação que os meteorologistas chamam de neutralidade climática, isto é, não há influência nem do El Nino nem do La Nina. A situação deverá persistir durante a safra de verão. Com isso, as precipitações pluviométricas deverão ser bastante irregulares e mal distribuídas, devendo os produtores esperar períodos de veranico durante a safra de verão.

Lazinski fez um alerta especial sobre o baixo nível dos açudes, no Rio Grande do Sul, utilizados para a irrigação das lavouras de arroz e que estão 30% abaixo do que é considerado ideal para o plantio.O índice de precipitação esperado para a safra não deverá ser suficiente para encher os açudes. Nessas condições, ele considera que as lavouras de arroz, que dependem de açudes, poderão sofrer com a deficiência hídrica.

Lazinski recomenda que os produtores procurem fazer um escalonamento do cultivo para a próxima safra de verão, evitando plantar toda a área de uma só vez. “O ideal é que o plantio seja feito em três épocas diferentes. Antes de escalonar seu plantio, no entanto, os produtores precisam procurar a assistência técnica”. Luiz Renato Lazinski aconselha os agricultores a dar uma atenção cada vez maior às informações meteorológicas ao planejarem suas atividades.

No meio de notícias climáticas pouco estimulantes, uma boa notícia: o próximo verão deverá registrar temperaturas mais amenas, abaixo da média do período, o que poderá beneficiar a safra de milho

SIGA-NOS NO Google News