Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/09/2004 08:31

Meteorologista recomenda cautela aos produtores

Mapa Imprensa

As condições meteorológicas previstas para a próxima safra de verão vão exigir dos agricultores muita cautela no plantio de suas lavouras. Todas as previsões levantadas pelos técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que o clima deverá ser muito semelhante ao registrado durante a última safra de verão. O alerta é do chefe da unidade do INMET em Curitiba, Luiz Renato Lazinski, encarregado de dar informações sobre o tempo no estande do órgão na Expointer, em Esteio (RS).

As condições climáticas ocorridas na safra 2002/2003 foram altamente favoráveis por influência do El Nino. Desde meados do ano passado, entretanto, o Brasil está vivendo uma situação que os meteorologistas chamam de neutralidade climática, isto é, não há influência nem do El Nino nem do La Nina. A situação deverá persistir durante a safra de verão. Com isso, as precipitações pluviométricas deverão ser bastante irregulares e mal distribuídas, devendo os produtores esperar períodos de veranico durante a safra de verão.

Lazinski fez um alerta especial sobre o baixo nível dos açudes, no Rio Grande do Sul, utilizados para a irrigação das lavouras de arroz e que estão 30% abaixo do que é considerado ideal para o plantio.O índice de precipitação esperado para a safra não deverá ser suficiente para encher os açudes. Nessas condições, ele considera que as lavouras de arroz, que dependem de açudes, poderão sofrer com a deficiência hídrica.

Lazinski recomenda que os produtores procurem fazer um escalonamento do cultivo para a próxima safra de verão, evitando plantar toda a área de uma só vez. “O ideal é que o plantio seja feito em três épocas diferentes. Antes de escalonar seu plantio, no entanto, os produtores precisam procurar a assistência técnica”. Luiz Renato Lazinski aconselha os agricultores a dar uma atenção cada vez maior às informações meteorológicas ao planejarem suas atividades.

No meio de notícias climáticas pouco estimulantes, uma boa notícia: o próximo verão deverá registrar temperaturas mais amenas, abaixo da média do período, o que poderá beneficiar a safra de milho

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)