Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

20/06/2006 15:12

Metas de inflação estão sob controle, diz Meirelles

Agência Câmara

De acordo com o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, pela primeira vez, desde a implantação do regime de metas de inflação, em 1999, o Brasil conseguiu encerrar o ano passado com expectativa de inflação estabelecida pelo mercado para os dois anos seguintes "firmemente ancoradas nas metas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional". Assim, tanto o governo quanto os agentes do mercado esperam que em 2006 e em 2007 a inflação medida pelo IPCA não ultrapasse 4,5% ao ano.
Meirelles destacou que a inflação tem sido mais alta para as classes mais favorecidas. Ele lembrou que, enquanto o IPCA (que mede a inflação em 11 regiões metropolitanas para pessoas com renda de 1 a 40 salários mínimos) atingiu 5,7%, o INPC (que só considera pessoas com renda até 8 salários mínimos) ficou em 5,1%.
O presidente do Banco Central explicou que isso se deveu à queda dos preços de alimentos, o que favorece mais às famílias de baixa renda. Ele destacou também o crescimento do saldo da balança comercial - total das exportações menos as importações. Meirelles disse que esse saldo, que era praticamente nulo em 2000, alcançou 44,8 bilhões de dólares (pouco mais de R$ 103 bilhões) no ano passado.

Crédito
Meirelles também ressaltou a ampliação da oferta de crédito no País. Em janeiro de 2003, o volume de dinheiro disponível para empréstimos para pessoas físicas e jurídicas ficava em torno de 23% do PIB. Em dezembro de 2005, essa proporção saltou para cerca de 32% do PIB. O fator mais importante para esse crescimento, segundo o presidente do BC, foi o crescimento do crédito consignado para trabalhadores da ativa e aposentados.

Henrique Meirelles discute a situação econômica do País no plenário 2, em reunião promovida pela Comissão Mista de Orçamento, em conjunto com as comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara; e com as comissões de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)