Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/06/2006 15:12

Metas de inflação estão sob controle, diz Meirelles

Agência Câmara

De acordo com o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, pela primeira vez, desde a implantação do regime de metas de inflação, em 1999, o Brasil conseguiu encerrar o ano passado com expectativa de inflação estabelecida pelo mercado para os dois anos seguintes "firmemente ancoradas nas metas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional". Assim, tanto o governo quanto os agentes do mercado esperam que em 2006 e em 2007 a inflação medida pelo IPCA não ultrapasse 4,5% ao ano.
Meirelles destacou que a inflação tem sido mais alta para as classes mais favorecidas. Ele lembrou que, enquanto o IPCA (que mede a inflação em 11 regiões metropolitanas para pessoas com renda de 1 a 40 salários mínimos) atingiu 5,7%, o INPC (que só considera pessoas com renda até 8 salários mínimos) ficou em 5,1%.
O presidente do Banco Central explicou que isso se deveu à queda dos preços de alimentos, o que favorece mais às famílias de baixa renda. Ele destacou também o crescimento do saldo da balança comercial - total das exportações menos as importações. Meirelles disse que esse saldo, que era praticamente nulo em 2000, alcançou 44,8 bilhões de dólares (pouco mais de R$ 103 bilhões) no ano passado.

Crédito
Meirelles também ressaltou a ampliação da oferta de crédito no País. Em janeiro de 2003, o volume de dinheiro disponível para empréstimos para pessoas físicas e jurídicas ficava em torno de 23% do PIB. Em dezembro de 2005, essa proporção saltou para cerca de 32% do PIB. O fator mais importante para esse crescimento, segundo o presidente do BC, foi o crescimento do crédito consignado para trabalhadores da ativa e aposentados.

Henrique Meirelles discute a situação econômica do País no plenário 2, em reunião promovida pela Comissão Mista de Orçamento, em conjunto com as comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara; e com as comissões de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)