Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Metade dos contribuintes ainda não fez declaração de IR

22 de abril de 2008 - 15:04

A uma semana do fim do prazo, a Receita Federal do Brasil informa que apenas metade dos contribuintes entregaram as declarações de imposto de renda. Exatos 49,8% das pessoas que devem declarar seus rendimentos ao Leão ainda não o fizeram, e o último dia é a próxima quarta-feira, 30 de abril, sem possibilidade de prorrogação. A Receita está recebendo os documentos desde o dia 3 de março.

A expectativa da Receita é que neste ano sejam entregues 24,5 milhões de declarações em todo o País; em Mato Grosso do Sul, 211 mil. A multa mínima para quem não declarar até o prazo é de R$ 165,74 e a máxima de 20% do imposto devido.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alertou que todos os dias, de 1h às 5h da manhã, o envio da declaração fica impossibilitado, porque o sistema entra em manutenção. Ele esclareceu, porém, que mesmo nesse horário é possível fazer download do programa que ajuda a calcular o valor do imposto.

Deve declarar o contribuinte que teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 em 2007 Neste ano, a Receita anunciou alterações como a obrigatoriedade de informar o número do recibo de entrega do ano passado. Outra exigência é que as informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, venham acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário. O registro do CPF dos dependentes maiores de 18 anos também é obrigatório.

O contribuinte tem à disposição, pela internet, um sistema de consulta para verificar o número do recibo de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) de 2007. Para ter acesso a essa informação o contribuinte precisa responder a uma série de perguntas pessoais. Depois de validar os dados, o contribuinte só terá acesso ao número do recibo da declaração entregue no ano passado, já que os extratos com declarações anteriores só estão disponíveis para quem tem certificado digital.

O prazo para a entrega termina no próximo dia 30 às 20h (horário de Brasília) para as declarações enviadas pela internet. A Receita alerta o contribuinte para não deixar de declarar na última hora, pois pode encontrar problemas ao enviar as informações, como falhas na conexão ou sobrecarga no tráfego da rede.

A estimativa é de que 90% dos contribuintes utilizem a internet para enviar a declaração do imposto de renda. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios. Quem vai enviar a declaração em formulário pelos Correios ou em disquete pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de funcionamento de cada agência.




Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News