Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Metade dos candidatos não apresenta gastos de campanha

Jefferson da Luz/Campo Grande News - 04 de novembro de 2008 - 19:16

Faltando menos uma hora fim do prazo de entrega das contas dos candidatos que participaram das eleições municipais de Campo Grande, apenas 110 dos 247 candidatos tinham entregado os documentos que comprovam os gatos de campanha à Justiça Eleitoral. “Infelizmente isso é coisa de brasileiro, deixa tudo para a última hora”, diz o chefe do cartório da 36ª zona eleitoral, Jorge Gaidarji.

Os documentos entregues pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) eram os com maior volume. Até a publicação desta matéria, dos cinco candidatos que disputaram a prefeitura de Campo Grande, somente quatro tinham entregado a documentação, faltava Henrique Martini, do PSOL, apresentar suas contas de campanha.

A Justiça Eleitoral enviará um pedido para que, quem não prestou contas, o faça dentro de 72 horas. Mesmo entregando os documentos com atraso, as contas serão analisadas. “Mas, se for aprovada, vai ser aprovada com ressalva”, alerta Gaidarji.

Depois de recebido pela Justiça, cada informação, como por exemplo: doação de campanha, é lançada em um sistema de computador que é conectado com a Receita Federal, em seguida é analisada por técnicos da Justiça Eleitoral, enviado para o Ministério Público e finalmente julgado pela juíza Aparecida Henrique Barbosa.

Caso o candidato não apresente a prestação de contas ou elas sejam reprovadas, a pessoa fica inelegível por quatro anos, conforme diz a lei.

O prefeito Nelsinho Trad e os vereadores que foram eleitos ou reeleitos no pleito do último dia 5 de outubro serão diplomados no dia 18 de dezembro pelo juiz da 8ª zona eleitoral, Mario Eduardo Fernandes Abelha.

SIGA-NOS NO Google News