Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/05/2015 16:40

Meta é vacinar 18,8 milhões de cabeças

Assessoria de Comunicação

A Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa nas regiões do planalto e pantanal de Mato Grosso do Sul foi lançada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (4) em parceria com a Embrapa Gado de Corte e a Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul). O evento foi realizado no Projeto de Assentamento Estrela, em Jaraguari, e contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Com o slogan “Vacinar gera bons lucros”, a campanha pretende imunizar 18,8 milhões de cabeças de gado em todo o Estado, que possui o quarto maior rebanho do País. “Vamos fortalecer as ações de sanidade para poder olhar um horizonte de mercados que se abre para a produção de Mato Grosso do Sul e, principalmente, para fortalecer as ações de segurança”, discursou o governador.

Reinaldo lembrou que em 2015 o Estado completa 10 anos do último foco da febre aftosa e que o reconhecimento desse status é resultado do trabalho realizado pelos pecuaristas que há anos têm tomado medidas sanitárias necessárias.

“Sanidade é consciência”, alertou. “Nós precisamos manter essa condição de sanidade porque ela é fundamental para a abertura de novos mercados e renda. O mais importante é a consciência, é o produtor saber de sua responsabilidade”, disse Reinaldo, opinando que Mato Grosso do Sul possui “a melhor carne do Brasil”.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, afirmou que o Estado vem conseguindo manter o status livre da febre aftosa com vacinação mesmo com regras mais rígidas e consumidores mais exigentes. “Por isso é importante o produtor continuar vacinando”, disse. “Trabalhamos com objetivos e metas muito claras e a sanidade agropecuária é nossa prioridade”, completou.

Vacinação

A vacinação em Mato Grosso do Sul começou no dia 1º de abril, pela região de fronteira, considerada mais vulnerável, onde os trabalhos seguem até o dia 15 de maio. Nessa área (instituída desde 2008) os produtores têm até o dia 1º de junho para fazer o registro do número de animais imunizados.

Na região do planalto, a vacinação acontece de 4 de maio a 8 de junho. O registro deve ser feito até 23 de junho. Já na região do Pantanal, a campanha começa em 4 de maio e vai até 17 de junho, com prazo para registro até 2 de julho.

As doses das vacinas só podem ser adquiridas pelo produtor durante o período estipulado no calendário, assim como o registro da imunização também tem prazo junto à Iagro. A agência mantém veterinários em todos os municípios e disponibiliza também aos produtores o disque-aftosa – 0800 679120 – para esclarecer dúvidas e orientar os pecuaristas.

Segundo a Iagro, também é obrigatória em todo o Estado a vacinação contra a brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário credenciado. Em qualquer situação, os produtores têm até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro pelo site da Iagro, no endereço http://www.iagro.ms.gov.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)