Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Meta do Incra supera a de famílias acampadas em MS

Sandra Luz/Campo Grande News - 07 de novembro de 2003 - 09:03

A meta estipulada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Mato Grosso do Sul de assentar 22 mil famílias em 4 anos no Estado supera a estimativa de 17.002 famílias acampadas. ontem o superintendente do Incra foi à Assembléia Legislativa explicar a nova proposta de reforma agrária, que deve ocupar 352 mil hectares de terra no Estado. Na prática, a meta supera em 30% a quantidade de famílias que hoje aguardam terras.
De acordo com a própria superintendência, as maiores concentrações de acampamentos ocorrem em Iaquiraí, Dourados e Sidrolândia. No contexto nacional, Mato Grosso do Sul ocupa o quarto lugar em número de famílias acampadas no País.
Conforme as declarações de Bonelli, os assentamentos devem cumprir ainda função social e oferecer lucratividade para os beneficiários.
Pelo novo modelo, as áreas seriam divididas da seguinte em 65% para o sistema societário – área coletiva para a produção, gerenciada por uma pessoa escolhida pelos assentados, em que os lucros seriam repartidos igualmente entre as famílias -, 20% para a reserva legal, 15% para os sítios familiares, que seriam as produções individuais, e 0,1% para o centro rural urbano.
Bonelli explicou ainda que atualmente o maior problema da reforma agrária está na aplicação de recursos, por este motivo, é necessário analisar os assentamentos por uma ótica empreendedora. Ele acredita que com alterações, as 8 propriedades em análise no Estado, que totalizam 16 mil hectares, e teriam capacidade para abrigar 751 famílias, poderão ter assentadas 1.639 – um aumento de 118%. As propriedades são: Santa Olga, São João, Esperança, Bebedouro, Colorado, São Roque, Casablanca e Santana. Esta última é a única já desapropriada. Bonelli afirmou ainda que, ao final da implantação do novo modelo, que demoraria em média 4 anos por assentamento, cada família deve ter lucro de um salário mínimo e meio (que atualmente correspondem a R$ 360,00).

SIGA-NOS NO Google News