Cassilândia, Sexta-feira, 29 de Maio de 2020

Últimas Notícias

18/12/2018 11:40

Mestrado em Agronomia tem sua primeira defesa com coorientação internacional

Redação
Mestrado em Agronomia tem sua primeira defesa com coorientação internacional

Ocorreu no último sabado (15/12/2018), na unidade da UEMS/Cassilândia a defesa de trabalho de Dissertação do Discente Agner de Freitas Andrade, intitulada “Correlações genéticas e análise de trilha em acessos de mamona”. Este trabalho é resultado de uma parceria entre o coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia - Sustentabilidade na Agricultura, da UEMS de Cassilândia, Dr. Tiago Zoz e o pesquisador Dr. Travis Wilson Witt, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que inclusive já esteve em Cassilândia em janeiro de 2016 ministrando palestra para professores e estudantes da UEMS.

A defesa deste trabalho é mais um avanço significativo para internacionalização do nosso Programa. As pesquisas em parceria continuam e esta é apenas a primeira etapa de uma parceria que trará muitos resultados positivos para Cassilândia, para o estado de Mato Grosso do Sul e para a UEMS”, destaca o Dr. Tiago Zoz.

O trabalho teve como principal objetivo identificar genótipos de mamona com alta produtividade e porte adequado para a colheita mecanizada. A mamona é uma cultura popularmente reconhecida como planta daninha, porém, o que pouca gente sabe é que o óleo extraído de seus grãos é utilizado como matéria-prima em diversos setores industriais. O óleo da mamona é utilizado para produção de cosméticos, tintas, plásticos e lubrificantes. O óleo de mamona é o único óleo vegetal que não congela em temperatura de -60ºC, e por isso, é utilizado para a fabricação de lubrificantes que são utilizados em aviões, helicópteros e no setor aeroespacial.

O litro do óleo de mamona é comercializado no mercado internacional pelo preço de US$ 1,633, o que equivale a R$ 6,403. A Índia é o principal produtor e exportador mundial e a China é o maior importador mundial de mamona. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de mamona, sendo responsável por 1,38% da produção mundial de grãos de mamona. Entretanto, a produção nacional deve aumentar nos próximos anos, e o principal desafio para a cultura é o desenvolvimento de cultivares de porte baixo, em que pode ser realizada a colheita mecanizada.

No sistema atual de produção, a mamona é uma cultura alternativa para interromper a sucessão soja/milho. Como a cultura é tolerante a deficiência hídrica, sua semeadura é indicada após a colheita da soja, na segunda safra, em que seria plantado milho. Uma das principais vantagens do cultivo da mamona é o fato da cultura inibir a multiplicação de nematoides no solo, beneficiando a cultura da soja na safra seguinte.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 29 de Maio de 2020
Quinta, 28 de Maio de 2020
20:48
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)