Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mestrado em Agronomia tem sua primeira defesa com coorientação internacional

Redação - 18 de dezembro de 2018 - 11:40

Mestrado em Agronomia tem sua primeira defesa com coorientação internacional

Ocorreu no último sabado (15/12/2018), na unidade da UEMS/Cassilândia a defesa de trabalho de Dissertação do Discente Agner de Freitas Andrade, intitulada “Correlações genéticas e análise de trilha em acessos de mamona”. Este trabalho é resultado de uma parceria entre o coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia - Sustentabilidade na Agricultura, da UEMS de Cassilândia, Dr. Tiago Zoz e o pesquisador Dr. Travis Wilson Witt, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que inclusive já esteve em Cassilândia em janeiro de 2016 ministrando palestra para professores e estudantes da UEMS.

A defesa deste trabalho é mais um avanço significativo para internacionalização do nosso Programa. As pesquisas em parceria continuam e esta é apenas a primeira etapa de uma parceria que trará muitos resultados positivos para Cassilândia, para o estado de Mato Grosso do Sul e para a UEMS”, destaca o Dr. Tiago Zoz.

O trabalho teve como principal objetivo identificar genótipos de mamona com alta produtividade e porte adequado para a colheita mecanizada. A mamona é uma cultura popularmente reconhecida como planta daninha, porém, o que pouca gente sabe é que o óleo extraído de seus grãos é utilizado como matéria-prima em diversos setores industriais. O óleo da mamona é utilizado para produção de cosméticos, tintas, plásticos e lubrificantes. O óleo de mamona é o único óleo vegetal que não congela em temperatura de -60ºC, e por isso, é utilizado para a fabricação de lubrificantes que são utilizados em aviões, helicópteros e no setor aeroespacial.

O litro do óleo de mamona é comercializado no mercado internacional pelo preço de US$ 1,633, o que equivale a R$ 6,403. A Índia é o principal produtor e exportador mundial e a China é o maior importador mundial de mamona. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de mamona, sendo responsável por 1,38% da produção mundial de grãos de mamona. Entretanto, a produção nacional deve aumentar nos próximos anos, e o principal desafio para a cultura é o desenvolvimento de cultivares de porte baixo, em que pode ser realizada a colheita mecanizada.

No sistema atual de produção, a mamona é uma cultura alternativa para interromper a sucessão soja/milho. Como a cultura é tolerante a deficiência hídrica, sua semeadura é indicada após a colheita da soja, na segunda safra, em que seria plantado milho. Uma das principais vantagens do cultivo da mamona é o fato da cultura inibir a multiplicação de nematoides no solo, beneficiando a cultura da soja na safra seguinte.

SIGA-NOS NO Google News