Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mesmo cumprindo pena no regime fechado, reeducando conclui nível superior

Notícias MS - 21 de dezembro de 2014 - 16:04

Mesmo cumprindo pena no regime fechado, reeducando conclui nível superior

O tão sonhado, para muitos, diploma de nível superior se tornou realidade também para um reeducando do Instituto Penal de Campo Grande. José Carlos de Santana Junior, de 28 anos, tornou-se bacharel em Processos Gerenciais, pela Universidade Católica Dom Bosco, no dia 16 de dezembro, em cerimônia de formatura realizada no próprio presídio.

O interno teve acesso ao ensino de nível superior por meio de parceria entre a universidade particular e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), estabelecida há cerca de três anos. As aulas acontecem pelo método ensino a distância e seguem os mesmos protocolos de exigências dos demais cursos do módulo virtual. Outros oito internos do presídio e mais dois do Centro de Triagem também são beneficiados pela parceria. As aulas acontecem nos setores de informática e todo o acesso é monitorado pelos responsáveis pelos setores de educação das duas unidades prisionais.

José Carlos é o primeiro da Capital e o segundo no Estado a concluir o ensino superior dentro do regime fechado, conforme informações da Divisão de Educação da Agepen. No ano passado, o custodiado Daniel Flávio Nogueira Vieira, 33 anos, se formou em Comércio Exterior, quando ainda cumpria pena no Estabelecimento Penal de Aquidauana, também por meio de parceria com a UCDB. Daniel iniciou os estudos na faculdade quando cumpria pena no Centro de Triagem e prosseguiu com os estudos mesmo após ser transferido para o outro município. Atualmente, ele está em regime semiaberto.

Para a conquista do diploma, o reeducando estudou por dois anos na faculdade e custeou os estudos com o dinheiro que ganha trabalhando na unidade penal, além da ajuda da família. O nível médio também foi iniciado e concluído no Instituto Penal, por meio de aulas da Escola Estadual Polo Regina Anffe Nunes Betine, responsável pelo ensino em estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o diretor do Instituto Penal de Campo Grande, Fúlvio Ramires, atualmente cerca de 200 reeducandos estudam no local, entre ensino fundamental, médio e superior. “A educação é um dos nossos principais focos para possibilitar a reinserção social dos nossos custodiados”, afirmou, destacando que os internos participam também de diversos cursos profissionalizantes no presídio.

Keila Oliveira

SIGA-NOS NO Google News