Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mesmo com prorrogação, vacinação contra aftosa é baixa

Patrícia Hadlich / Campo Grande News - 04 de junho de 2004 - 15:29

Mesmo com a prorrogação do prazo para vacinação do gado contra febre aftosa, o índice de imunização dos animais continua baixo. O gerente de inspeção e defesa sanitária animal do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Osvaldo Dias, considera os números “preocupantes, tendo em vista que nessa segunda fase de vacinação aproximadamente 12 milhões de animais devem ser vacinados, impreterivelmente”.
As estatísticas mostram, por exemplo, que em Dourados apenas 52% do rebanho foi vacinado – de um total de 291 mil, foram vacinados 151,3. Já em Nova Andradina esse número é bem menor, cerca de 28% dos animais – de um total de 294 mil apenas 82,3 foram imunizados.
Ele lembra que “a maioria dos brasileiros deixa tudo para a última hora, mas é bom ficar atento com o prazo e com a multa”.
A vacinação e o registro são obrigatórios e quem não o fizer estará sujeito a uma multa de R$ 19,40 e R$ 9,70 por animal, respectivamente, além de ter que vacinar o gado posteriormente.
O gerente lembra que faltam 10 dias para o fim do prazo da campanha de vacinação contra a aftosa de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade no planalto. O prazo é maior no Pantanal para quem optar por esta etapa, até 30 de junho para todo o rebanho de mamando a caducando. Já para o registro o prazo é de 15 dias após o término da segunda fase da Campanha, o prazo para registro da vacinação na Iagro.
Em caso de dúvidas, os produtores podem procurar qualquer escritório da Iagro no Estado ou ainda ligar no disk-aftosa 0800-679120.

SIGA-NOS NO Google News