Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mesmo com foco, supressão de vacinação deve ser mantida

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 10 de outubro de 2005 - 14:12

Mesmo com a confirmação de um foco de febre aftosa no município de Eldorado, localizado a 435 quilômetros de Campo Grande, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) deve manter a supressão da etapa de vacinação de bezerros, determina por portaria publicada pela Agência na semana passada.
Foi o que sugeriu esta manhã o diretor-presidente do órgão, Josão Cavalléro, durante entrevista coletiva para esclarecer sobre o foco da doença. Ele afirma que é preciso repensar o modelo de defesa sanitária, investindo em outras ações, porque o produtor tem durante todos este anos feito as vacinações por faixas etárias e ainda assim foi surpreendido por focos de febre aftosa em 1998, 1999 e este de agora. A etapa de vacinação de bezerros, conforme a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), custa R$ 17 milhões.
Para Cavalléro a conversão de recursos para ações de vigilância, estudos de zonas de proteção, de fluxo, caracterização de risco e inquéritos soro-epidemiológicos são alternativas de controle sanitário.

SIGA-NOS NO Google News