Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mesa Diretora arquiva pedidos de cassação de deputados

Agência Câmara - 10 de novembro de 2005 - 17:58

A Mesa Diretora arquivou nesta quinta-feira os pedidos para cassação dos deputados Rodrigo Maia (PFL-RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS), ao aprovar parecer do corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI). Ele considerou que os dois parlamentares não praticaram atos que possam ser caracterizados como quebra do decoro parlamentar.

Pedidos de cassação
O processo contra Pimenta foi proposto pelo líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP). Ele acusa o colega de ter faltado com o decoro quando pegou carona com o empresário Marcos Valério de Souza, suposto operador do "mensalão", após reunião da CPMI da Compra de Votos. O episódio provocou a renúncia de Pimenta ao cargo de vice-presidente da CPMI.
Em sua representação, Goldman lembra ainda que Pimenta apresentou uma lista de sacadores das contas bancárias das empresas de Marcos Valério, obtida junto ao próprio empresário. Segundo o líder do PSDB, o objetivo da divulgação era prejudicar políticos tucanos.
Já o pedido de cassação de Rodrigo Maia foi apresentado pelo deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF), que o acusa de ter divulgado notícia sobre o envolvimento de assessores e parlamentares do PT em irregularidades, sem ter checado as informações.

Processos antigos
Na mesma reunião, ocorrida nesta manhã, a Mesa aprovou o arquivamento de processos antigos que tramitavam na Corregedoria contra os deputados Doutor Rosinha (PT-PR) e Ronaldo Caiado (PFL-GO).
Rosinha foi acusado pelo deputado Enio Bacci (PDT-RS) de ter declarado que o pedetista não compareceu a eventos programados em viagem patrocinada pela Câmara.
Já o processo contra Caiado referia-se a uma suposta declaração racista do parlamentar. Nesse caso, a Mesa considerou que o assunto é de competência do Supremo Tribunal Federal (STF).

SIGA-NOS NO Google News