Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mercosul cria medidas de combate ao tráfico de órgãos

13 de junho de 2008 - 13:58

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e os demais ministros da saúde do Mercosul assinam nesta sexta-feira (13) um instrumento para o combate ao tráfico internacional de órgãos e assistência adequada ao doador de órgãos vivo. Por meio de um acordo conjunto, os países passarão a registrar e transferir informações sobre os doadores e retirada de órgãos. O encontro também será marcado pelo intercâmbio de ações para conter surtos de febre amarela e pela discussão sobre temas como a propriedade intelectual de medicamentos.

Essa será a última reunião realizada na Argentina, pois o Brasil assume a partir do próximo semestre a presidência do bloco econômico. Os membros efetivos são: Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai, e os associados: Peru, Chile e Bolívia, Equador e Colômbia.

Na agenda dos ministros, também há a discussão sobre ações como o controle do tabaco, controle da dengue, política de medicamentos, sistemas de informação em saúde, saúde e desenvolvimento, e gestão de riscos e vulnerabilidades. Além disso, Temporão assina acordos para diminuir a mortalidade materna na região.

“Sobre a doação de órgãos, a preocupação dos ministros é que, em muitos casos, o doador vivo faz o seu valoroso gesto, mas, em seguida, é esquecido pelos sistemas de saúde. O nosso objetivo é que, por exemplo, um doador de rim seja amparado e acompanhado após a doação”, afirmou Carlos Felipe, coordenador do Mercosul do Ministerio da Saude brasileiro.

Quanto à febre amarela, o Brasil auxiliou, no inicio do ano, a Argentina e o Paraguai em ações de bloqueio da doença, com doação de vacinas e envio de corpo técnico. A partir de agora, há uma preocupação do bloco para ações que mantenham a doença longe das cidades. Atualmente, há somente registro de pessoas que se infectaram nas matas e não estavam vacinadas.

A 24ª Reunião de Ministros do Mercosul e Estados Associados será aberta às 9h, na Avenida Arenales, na Chancelaria Argentina, em Buenos Aires (Argentina). Na parte da tarde, os ministros participarão de um ato público no Obelisco de Buenos Aires, em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Sangue.

Por: Renato Strauss/Ministério da Saúde
Enviado especial à Buenos Aires

SIGA-NOS NO Google News