Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Menstruação: Saiba as vantagens e desvantagens de interrompê-la

14 de julho de 2012 - 08:37

De acordo com um estudo realizado pela Unicamp, 32 por cento das brasileiras avaliadas disseram que gostariam de nunca mais menstruar. Segundo médicos, o desejo é possível. Uma das maneiras é usar continuamente pílulas anticoncepcionais. A jornalista Raíssa Gomes de 22 anos ficou sem menstruar por oito meses:


\" Ameniza os efeitos da tensão pré menstrual, comigo também diminuiu o inchaço, toda essa questão de não ter mais cólica, diminui a acne, até o próprio stress, tudo para mim ficou melhor.\"

Apesar de ter se livrado dos desconfortos provocados pela menstruação, Raíssa poderá eventualmente apresentar alguns efeitos colaterais por causa do excesso de hormônio no organismo. É o que explica o ginecologista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Hugo Miyahira:

\" A paciente pode fazer um quadro semelhante ao de uma a mulher na menopausa: ela começa a ter ondas de calor, uma certa indisposição para o sono, aumento de peso , mas todas as vezes que se faz isso usa-se drogas, medicação, hormônios. E você paga um preço para isso. O hormônio pode ter algum efeito colateral e o médico tem que escolher, então , qual e a melhor maneira para interromper a medicação.\"

Mas o ginecologista Hugo Miyahira explica que, em alguns casos, interromper a menstruação pode ser mesmo uma ótima opção:


\"Sobretudo no caso de endometriose, em que a paciente sente uma dor muito intensa ao mestruar, sangra muito ou a paciente está anêmica que sangra muito , interrompe-se a menstruação dela e se refaz uma dieta adequada. Esta e a indicação clássica, a indicação médica.\"

O ginecologista Hugo Miyahira ainda faz um alerta para as mulheres que desejam interromper a menstruação: qualquer decisão só deve ser tomada a partir da orientação médica.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News