Cassilândia, Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020

Últimas Notícias

18/01/2020 14:30

Menina de 4 anos vai para UTI após picada de escorpião

Campo Grande News

 

A coincidência é infeliz. Outra Maria Clara chegou hoje ao Hospital Regional em estado gravíssimo, após ser picada por um escorpião em Brasilândia, a 355 quilômetros de Campo Grande. Ela tem 4 anos e o mesmo nome da menina de 6 que ficou internada durante uma semana no HR, em dezembro do ano passado, também com quadro de saúde grave.

Além da diferença de idades, o tipo de escorpião que picou Maria Clara é mais venenoso que do outro caso. Ela brincava sob uma mesa quando foi picada pela espécie tityus serrulatus, conhecida como "escorpião amarelo", a mais venenosa do Brasil.

Maria Clara teve o primeiro atendimento ontem no hospital de Três Lagoas, onde recebeu o soro antiescorpiônico. Neste sábado foi transferida para Campo Grande e passou por exames que identificaram edema pulmonar agudo. Como não há vagas de UTI no Hospital Regional, será levada para o Hospital da Cassems, porque tem plano de saúde.

O médico Sandro Benites, do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) lembra que esse tipo de ocorrência com escorpiões amarelos deve aumentar por conta da proliferação em meses quentes e chuvosos, "além da característica peculiar de reprodução por partenogênese", ou seja, sem a necessidade de que os óvulos das fêmeas sejam fecundados por um macho, o que aumenta consideravelmente a população desses animais.

A menina picada em dezembro já teve alta e está em casa com a família, sem sequelas.

Prevenção: Para evitar esse tipo de animal peçonhento em casa, a Fiocruz faz algumas recomendações:

No ambiente urbano, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado.

Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 16 de Fevereiro de 2020
Sábado, 15 de Fevereiro de 2020
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)