Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: melhorando a capacidade de concentração com exercícios aeróbicos

Mundo Fitness

Unini.org - 22 de junho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: melhorando a capacidade de concentração com exercícios aeróbicos

As revistas científicas Medicine & Science in Sports & Exercise e Scientific Report publicaram recentemente um estudo que confirma os benefícios da atividade física regular para as capacidades cognitivas da atenção sustentada, também chamada de concentração.

A atenção sustentada é uma habilidade necessária para selecionar o que importa ao nosso redor e conseguir manter por um período prolongado de tempo esta atenção sobre o estímulo. É uma capacidade importante para que possamos realizar atividades cotidianas de maneira organizada e com rendimento.

Para os esportistas, a atenção é uma habilidade altamente exigida por permitir dar ao corpo uma resposta rápida às mudanças de estímulos. No estudo, os pesquisadores da Universidade de Granada avaliaram a tarefa cognitiva de jovens entre 18 e 35 anos durante 60 minutos. Os participantes do experimento foram divididos em dois grupos, um formado por jovens com alto condicionamento físico (triatletas, ciclistas e corredores), e um outro grupo formado por participantes com estilo de vida sedentário.

O experimento mediu as reações fisiológicas e de comportamento, comparadas também à capacidade cardiorrespiratória. Os resultados do estudo indicam que o bom condicionamento físico do grupo apresentou uma boa atividade cerebral.

O pesquisador Antonio Luque-Casado, autor do estudo, destacou a importância dos resultados encontrados para novas perspectivas “sobre o potencial benéfico do exercício físico sobre a função cerebral, a adverte da grande importância para a saúde pública de um estilo de vida fisicamente ativo destinado a melhorar a capacidade aeróbica”, afirmou.

SIGA-NOS NO Google News