Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2004 15:48

Melhor condição social melhora nota no Enem

Dourados News


Estudo do Ministério da Educação mostrou que ter acesso a atividades extracurriculares pode representar uma diferença significativa no desempenho escolar do estudante brasileiro. Possuir bens de consumo como televisão, carro e telefone também são fatos comuns aos jovens que apresentaram melhor desempenho.

Os dados fazem parte de um conjunto de indicadores, relacionados às condições socioeconômicas dos alunos elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) a partir do cruzamento dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2003 e das respostas dos participantes ao questionário socioeconômico do exame.

O maior impacto, de acordo com o estudo, foi verificado no indicador bem-estar residencial. Estudantes que vivem em famílias com bens associados ao poder socioeconômico, como televisão, computador, acesso à Internet, carro e telefone, chegam a obter média de 22 pontos (63 a 41) a mais do que os estudantes que não os possuem ou têm pouco acesso a estes produtos.

A média na prova objetiva do Enem dos estudantes que freqüentaram cursos de língua estrangeira, informática e pré-vestibular, por exemplo, foi de até 17 pontos acima da alcançada por aqueles que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de fazer esses cursos. Numa escala de zero a cem, a pontuação média no primeiro caso foi de 62 e, no segundo, 45.

A pesquisa também relata a influência do bem-estar residencial, dos hábitos de leitura, dos aspectos da escola e do interesse do aluno por assuntos atuais na pontuação no Enem. A média geral do alunos que fizeram o Enem em 2003 foi de 49,5 na prova objetiva. No ano passado, 1,3 milhão de estudantes responderam ao exame.

O estudo do Inep também revela uma diferença de sete pontos na média entre os alunos que lêem, com freqüência, jornais, revistas e livros e aqueles que não têm esse costume. Na análise desse aspecto, a média dos participantes nos níveis mais baixos de leitura foi de 46 e de quem se posicionou nos patamares mais elevados, 53.


Redação Terra

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)