Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mel: embargo preocupa apicultores cassilandenses

08 de março de 2006 - 13:57

Cassilândia News
Cassilândia News

A decisão da União Européia de enviar um comunicado a todos os países do bloco, para que suspendam em um prazo de até seis semanas, a importação de mel do Brasil, caiu como uma bomba no colo dos apicultores cassilandenses, é o que informou hoje ao Cassilândia News, o vereador e apicultor Paulo Dalastra(foto),nossa preocupação se deve ao fato de que 80% do que produzimos é todo voltado a exportação, e estamos prestes a começar a produção na área de Girassol e Nabo Forrageiro, mel bastante apreciado na Europa",disse.

Hoje pela manhã representantes da UNIAPIC - União dos Apicultores de Cassilândia, mantiveram contato com os exportadores do produto, e esses garantiram que a solução será encontrada em breve, "nos informaram que pelo menos três laboratórios particulares já se dispuseram a montar estrutura para fazer a análise do mel. E também acreditamos que pelo fato de todos os apicultores do País estarem sofrendo, o Governo Federal será rápido na busca de uma solução",acrescentou.

Caso os laboratórios não sejam instalados dentro das especificações da União Européia, em um prazo curto, uma das alternativas estudadas pelos apicultores de MS, é exportar o mel via Uruguai, que já dispõe de mecanismos dentro dos padrões exigidos internacionalmente.

Hoje cerca de trinta apicultores vivem exclusivamente do mel em Cassilândia, e a cidade detém o título de maior produtora de mel por colméia do estado (103 kg). No ano passado foram produzidos em Cassilândia cerca de 47 toneladas de mel, e a previsão para esse ano é de 7o toneladas.

SIGA-NOS NO Google News