Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Meias de compressão esportivas: entenda como elas podem ser utilizadas

Minha Vida - 26 de novembro de 2015 - 11:00

As meias de compressão foram introduzidas no tratamento das doenças venosas como um meio simples e eficiente de se combater a dificuldade de retorno venoso. Sua utilização, largamente aceita no mundo, proporciona uma circulação de retorno do sangue venoso em direção ao coração de forma mais eficiente e rápida.

A novidade maior tem sido sua utilização por esportistas. Hoje vemos nas academias ou em corridas de rua e maratonas diversas pessoas correndo com meias de compressão. São meias desenvolvidas para essa finalidade, com um tecido apropriado para o suor intenso, que tem uma compressão adequada para ajudar no retorno venoso que em atividades intensas também é intenso.

Alguns modelos não têm os pés (são chamadas de polainas) e cobrem do tornozelo até abaixo do joelho. O maior efeito na utilização dessas meias é a melhora da recuperação muscular após exercícios de longa duração. Qualquer pessoa que tenha desconforto após corrida, bicicleta ou exercícios de alto impacto pode utilizá-las. Pacientes portadores de varizes de membros inferiores que por algum motivo ainda não fizeram o seu tratamento adequado podem e devem fazer atividade física e, nesses casos, o uso da meia é muito bem indicado.

Para sua boa utilização, antes de colocar as meias, recomenda-se elevar as pernas e fazer movimentos com os pés para baixo e para cima, por cerca de cinco a dez minutos, a fim de ajudar a esvaziar o sistema venoso. As meias de compressão são como os óculos de sol: seu uso não é obrigatório, mas, quando estamos com eles, temos uma grande sensação de conforto.

Quando as meias de compressão são indicadas?

As meias de compressão costumam ser indicadas em caso de pressaõ alta venosa, ajuda a melhorar o fluxo de sangue venoso das pernas para o coração. Essa melhora se traduz do ponto de vista clínico no alívio de sintomas como dor, sensação de peso e edema dos membros inferiores, diminuindo a hipertensão, a inflamação e estabilizando os sintomas do paciente portador de varizes, ajudando a promover a cura de úlceras de origem venosa. Além disso, as meias podem prevenir trombose em casos de imobilização prolongada.

Atualmente suas indicações ultrapassam em muito a forma como eram utilizadas no passado. Talvez a maior mudança da medicina atual seja pensar saúde e procurar evitar de todas as maneiras a doença, ou seja, tiramos a ênfase na doença e pensamos em prevenção. Saúde é uma questão de atitude, bons hábitos de vida e prevenção. Foi seguindo essa linha de pensamento que as meias de compressão começaram a ser prescritas para pessoas saudáveis, mas que têm tendência familiar conhecida, ou que trabalham na mesma posição por muito tempo e também em casos de viagens acima de quatro horas, principalmente aéreas. Nesses casos ela proporciona muito conforto e atua como prevenção de problemas.

DR. BRUNO LIMA NAVES
ANGIOLOGIA - CRM 13800/MG
ESPECIALISTA MINHA VIDA

SIGA-NOS NO Google News