Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Megaoperação fecha faixa de fronteira em Mato Grosso do Sul

Dourados agora - 20 de novembro de 2012 - 18:05


O Estado de Mato Grosso do Sul vai passar por, pelo menos, duas mega operações em toda a faixa de fronteira ainda este ano. Os trabalhos vão envolver todos os órgãos de segurança pública estaduais e federais, incluindo Exército, Marinha e Aeronáutica. A informação é do secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, que esteve em Dourados ontem para a abertura o Curso de Policiamento Especializado de Fronteiras, realizado pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Conforme Wantuir, as operações serão realizadas pelos Gabinetes de Gestões Integradas (GGIs), cujos pólos estão concentrados nas cidades de Naviraí, Corumbá, Ponta Porã e Jardim. \"Haverá uma ação em Jardim, onde acabamos de implantar o gabinete e posteriormente uma outra operação envolvendo os quatro pólos\", destacou.

Conforme Wantuir, a operação vai acontecer em 44 cidades da faixa de fronteira de MS, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas ladeadas de mais de 400 mil paraguaios e bolivianos. Diferente da Operação Ágata, que é coordenada pelo Ministério da Defesa, as operações do GGI serão desenvolvidas pelo Estado e vão envolver todos os órgão de segurança. \"As 740 cidades da fronteira do Brasil tem suas características diferentes e merecem tratamento de segurança especial para cada região. Sabemos que os problemas de fronteiras são grandes. Os trabalhos de cada organismo de segurança aconteciam antes do GGI de forma isolada sem interação nenhuma. Enquanto isso acontecia o crime sempre estava levando vantagem. O GGI vem para criar uma política pública de integração entre os orgãos de segurança que embora tenham atribuições diferentes farão trabalhos de repressão ao crime nas esferas internas e externas\", destaca.

Segundo Wantuir, o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira é um fórum que objetiva enfrentar de forma articulada o crime organizado nos onze Estados que fazem divisa internacional. Nessa iniciativa, grupos de trabalho atuam em conjunto para ações de repressão ao crime organizado. O gabinete integra as forças de segurança pública das esferas federal, estadual e dos municípios fronteiriços com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações de combate aos crimes transnacionais.

DOF
O curso oferecido pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) vai capacitar policiais federais, rodoviários federais, militares, civis e peritos. Com um total de 180 horas/aula a capacitação vai retratar por meio de aulas práticas e teóricas as principais características da região de fronteira e a forma de atuação dos órgãos de Segurança Pública.

“As técnicas policiais utilizadas para o combate à criminalidade na região de fronteira, combate ao crime organizado e outros temas a serem abordados servirão de base para a criação de uma doutrina única a ser adotada e seguida pelos Estados participantes, de forma condizente com a realidade de cada localidade, para que em grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas possa haver controle e fiscalização em cada uma das regiões de fronteira”, explicou o comandante do DOF, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte.

O Curso com duração de três semanas está dividido em 16 disciplinas e faz parte das ações de segurança nos Estados brasileiros localizados na divisa com outros países através da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). “O DOF de Mato Grosso do Sul tem servido de modelo para que cada unidade da Federação trabalhe de forma parecida com a nossa, integrado às ações entre as polícias Militar e Civil”, destaca o comandante do Departamento.

O Curso de Policiamento Especializado de Fronteiras segue até o dia 7 de dezembro em Dourados. A Estratégia Nacional de Segurança Pública disponibilizou R$ 1,5 milhão para o Departamento de Operações de Fronteira.

SIGA-NOS NO Google News