Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Medo da violência pode provocar síndrome do pânico

Folha OnLine - 27 de agosto de 2006 - 01:53

O medo da violência urbana pode agir na mente e no corpo dos moradores das grandes cidades. Assim, o excesso de prevenção, regido pelo medo exacerbado, sem limites e infundado, pode desencadear distúrbios mentais --que vão de neurose e paranóia a síndrome do pânico-- e, como conseqüência, causa até transtornos físicos --como úlcera, taquicardia, hipertensão e tensão muscular, queda da resistência e aumento de quadros infecciosos.

Quando aumenta a violência, cresce também a ameaça e a prontidão. A resposta orgânica para esse sentimento é o aumento da pressão e da sudorese. A pessoa passa a enxergar mais coisas do que imagina. A solução para controlar as fobias, segundo um psiquiatra da USP, é desenvolver medidas inteligentes que diminuam a ansiedade.

Além de trazer um sofrimento emocional maior, o aumento da depressão e da ansiedade também eleva os custos sociais. Muitas das principais causas de incapacitação profissional no mundo são problemas mentais. E os sinais da ansiedade são caracterizados por crises de taquicardia, mal-estar abdominal, tensão muscular. Com esses sintomas, vêm a irritação e dificuldade para relaxar diante de situações que gerem medo.

Segundo informações da Folha OnLine.



SIGA-NOS NO Google News