Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/05/2011 19:15

Médicos varrem Avenida Paulista para recolher bitucas de cigarro

Chico Damaso

Mais inusitado impossível: um batalhão de médicos, de jalecos brancos, vassoura e pás de lixo nas mãos limpando da Avenida Paulista todas as pontas de cigarros espalhadas no entorno do Conjunto Nacional. É isso que acontecerá no dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, durante a segunda edição do Mutirão da Bituca da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). É uma forma diferente e criativa de conscientizar a população sobre os malefícios desta doença.



“Esta é mais uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país. Temos obrigação de trabalhar esse aspecto como médicos, pois o tabagismo é causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças”, argumenta Jaquelina Ota, presidente da SPPT.

Das 8h às 16h, os médicos pneumologistas também prestarão esclarecimentos aos cidadãos, além de distribuir materiais informativos. No interior do Conjunto Nacional, serão feitos exames de pico de fluxo para avaliar a capacidade respiratória; teste de dependência de nicotina e dosagem de monóxido de carbono no ar expirado pelo paciente, oferecendo diversas informações sobre possíveis patologias e necessidade de tratamento, conforme adianta a dra. Valéria Cristina Martins, secretária-geral da SPPT.



Haverá ainda um software para calcular quanto cada fumante gasta na compra de cigarros por dia, mês, ano e ao longo da vida. Os interessados saberão o valor que lucrariam se tivessem, por exemplo, investido tal dinheiro em aplicações financeiras diversas.



A iniciativa tem como slogan: “Vamos varrer essa doença. Parar de fumar? O médico pode ajudar. Procure um pneumologista”.



Vale destacar que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença. Atualmente 5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao hábito. Caso medidas não sejam adotadas com urgência, em 2030 teremos 8 milhões de mortes ao ano, que poderiam ser evitadas com a cessação do tabagismo.





SPPT | Mutirão de coleta de bitucas



Data: 31 de maio de 2011

Horário: das 8h às 16h

Local: Conjunto Nacional

Endereço: Avenida Paulista, 2073

Informações: 0800 171618

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)