Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/02/2005 14:01

Médicos terão de revalidar títulos a cada cinco anos

Marina Miranda / Campo Grande News

A partir de 2 de abril deste ano, todos os especialistas terão de renovar seus títulos, a cada cinco anos, para continuar defendendo a especialidade. A medida foi determinada em resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) publicada em 14 de dezembro pelo Diário Oficial da União. O documento também cria a CNA (Comissão Nacional de Acreditação), que vai elaborar normas e regulamentos, além de coordenar a emissão dos Certificados de Revalidação.
“O médico vai ter de se atualizar, ficar atento a congressos e especializações, além de doutorados e mestrados”, afirma o presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina), Marcos Paulo Tiguman. “Cada Sociedade vai definir a pontuação que o especialista deve atingir para revalidar o título. O resultado é um profissional sempre qualificado”, complementa.
O médico que não passar pelo crivo da Sociedade perderá automaticamente o direito de ser especialista, já que não terá seu título reconhecido, e, portanto, será obrigado a fazer nova prova para readquiri-lo. Existem mais de 50 especialidades em todo o País.
Segundo Tiguman, algumas categorias já realizam esse tipo de reciclagem. “Agora estamos uniformizando os procedimentos”. Publicações, trabalhos científicos e até livros contam pontos para a revalidação.
Entre os itens usados para justificar a medida, estão “o dever do CFM de normatizar e fiscalizar o exercício da Medicina; o dever do médico de aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente, e, a aquisição de conhecimentos científicos atualizados, indispensável para o adequado exercício da Medicina”.
A CNA será composta por um membro da diretoria do CFM, um membro da diretoria da AMB (Associação Médica Brasileira) e dois delegados de cada órgão, indicados pelas respectivas diretorias. O grupo vai fiscalizar o cumprimento da resolução.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)