Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Médicos dizem que lesões de Da Matta são sérias

24horasnews - 05 de agosto de 2006 - 17:44

O mineiro Cristiano da Matta, 32, que sofreu grave acidente quinta-feira em testes coletivos da Champ Car em Elkhart Lake, continua em estado delicado na UTI do hospital Theda Clark, para onde foi levado e submetido a uma cirurgia de emergência depois da batida.

Da Matta, que atropelou um cervo e, inconsciente, ainda bateu em muros de proteção, está em coma induzido. Os médicos só devem ter uma real noção do seu estado de saúde na noite de hoje, 48 horas após a cirurgia.

Embora existe essa previsão, há a possibilidade de um prognóstico mais preciso demorar semanas para ser feito.

Ontem, pela primeira vez, os cirurgiões reconheceram que as lesões no cérebro do piloto são "sérias". Até então, nenhum comunicado oficial qualificava o estado de Da Matta.

Em contato com parentes e amigos do piloto no hospital, a Folha de S.Paulo ouviu que a parte frontal da cabeça do piloto está muito inchada. Por isso, não foi possível o fechamento da mesma após a cirurgia, quinta-feira.

Embora familiares tenham afirmado que o procedimento é corriqueiro e não denota gravidade, neurocirurgões declaram que o risco de morte em situações assim é alto. "Pode ser um sinal de que o edema está fora de controle", afirmou Manoel Jacob Teixeira, médico do hospital Sírio Libanês. "A cirurgia de emergência é um outro indicativo de que o quadro é grave. O fato de ele ser um atleta em atividade vai ajudá-lo agora."

Tanto o batimento cardíaco quanto a pressão arterial de Da Matta estavam sob controle.

"Estamos olhando-o de perto", declarou Chris Pinderski, médico da Champ Car.

Os pais e o irmão de Da Matta, que estavam em Belo Horizonte, embarcariam ontem para os EUA. A chegada dos três estava prevista ao hospital no início da tarde de hoje.

A equipe de Da Matta, a Ru Sport, declarou que o piloto está fora da próxima corrida da temporada, em Denver, no dia 13, e que não irá colocar ninguém em seu lugar. O inglês Justin Wilson, companheiro do mineiro e que esteve ontem no hospital, disputará a prova.

SIGA-NOS NO Google News