Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/10/2010 16:04

Médicos devem higienizar as mãos durante cinco minutos antes de uma cirurgia

Agência Notisa

AGÊNCIA NOTISA - As infecções hospitalares estão fortemente asso­ciadas à mortalidade durante o período pós-operatório. Para evitar isso, a desinfecção cuidadosa e efetiva das mãos, unhas e antebra­ços por parte da equipe médica é essencial, pois ajuda na eliminação de micro-organismo presentes nessas regiões.

Segundo o estudo, \"Higienização e antissepsia das mãos para cirurgia\", publicado este ano nos Arquivos médicos, dentre os vários agentes antissépticos disponíveis para realizar essa desinfecção, os de eficácia comprovada e mais utilizados são: a clorexidina, a io­dopovidona e os alcoóis.



O estudo mostra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preconiza que o procedimento de antissepsia deve durar de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. De acordo com suas orientações, deve-se abrir a torneira e molhar as mãos, antebraço e cotovelos, e em seguida recolher com as mãos em concha o antisséptico e espalhá-lo por essas regiões. No caso do uso de escova impregnada com antisséptico, essa deve ser pressionada contra a pele, para que o produto se espalhe por todas as partes.

Segundo os autores da pesquisa, Leandro Rodrigues dos Santos, Nilesh Moniz e Ronaldo de Freitas, durante a realização do procedimento de lavagem e antissepsia das mãos, cuidados adicionais devem ser observados nas regiões de maior concentração de micro-organismos como pelos e unhas. \"As unhas devem ser limpas com as cerdas da escova ou com o limpador de unhas, sob água corren­te, e as mãos friccionadas com a esponja, observando os espaços interdigitais e antebraço, mantendo-se as mãos acima dos cotovelos\", explicam.

A prática da escovação (com cerdas) das mãos e antebraços durante o processo de antissepsia é, segundo o estudo, agressivo à pele, podendo gerar microlesões. Por isso, os autores sugerem que a higienização seja feita com o uso combinado de escovas com cerdas (para as unhas) e esponjas (para demais superfícies) por ser mais
efetivo e menos agressivo.

Agência Notisa (science journalism - jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)