Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/12/2004 07:35

Médicos detectam 100 casos de câncer em Brasília

Kleber Sampaio/ABr

Brasília - Cem casos de câncer de pele foram diagnosticados hoje em Brasília, no estande montado na Esplanada dos Ministérios para a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Também foram descobertos cinco pacientes com melanoma - o estágio mais grave da doença. Todos eles seguiram para o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para cirurgia.

Sob um calor de 23 graus, mais de duas mil pessoas enfrentaram filas durante todo o dia em busca de uma consulta gratuita que não durou mais de dez minutos.

Residente em Brasília, o médico capixaba Gilvan Alves, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia e mestre em dermatologia pela Universidade de Londres, disse que a cada ano aumenta o nível de conscientização dos brasileiros em relação ao câncer de pele. Mas ainda há muito a ser feito.

Para 2005, ele trabalha com uma estimativa indicando que, dos 500 mil casos de câncer que surgirão no Brasil, 136 mil serão de pele - "o mais comum". Dos 100 casos diagnosticados hoje na Esplanada dos Ministérios, 60% eram de homens e 40% de mulheres.

Para muitos dermatologistas, os homens não conferem à doença a mesma importância dada pelas mulheres que "usam mais cremes protetores" para ir à praia ou mesmo caminhar nas cidades.

Como o próximo verão começa no dia 21 deste mês, a campanha pretende exatamente alertar quanto aos riscos oferecidos pela demasiada exposição ao sol.

O policial militar reformado Paulo Braida, 48 anos, gaúcho de Santa Maria, estava numa das filas para ser examinado. "Tenho umas pintas na cabeça e na testa. Já tive câncer no estômago, fiquei bom e estou aqui aguardando a consulta", disse.

Especializado em manutenção de academias de ginástica, Geraldo Eustáquio dos Santos, 53 anos, mineiro de Serra do Salitre, residente em Taguatinga, no Distrito Federal, foi examinado por Gilvan. Mostrou primeiro o nariz onde se viam alguns pontos escuros. Depois, outras partes do corpo. Foi aconselhado a cuidar melhor da saúde.

Os resultados preliminares da campanha são animadores. Na versão de Gilvan Alves, no ano passado em Brasília 668 pessoas passaram pelo estande. "Este ano, duas mil, o que mostra o sucesso da iniciativa" ressalta.

Menos de 20% dos brasileiros usam filtros solares e como faltam apenas 17 dias para o início do verão a campanha superou as expectativas. Os números finais serão divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) quinta-feira que vem (9).

Para os dias ensolarados do próximo verão, o médico da SBD condena os excessos daqueles que gostam de ficar sob o sol. Quem quiser mais dados sobre a campanha e os riscos do câncer de pele pode acessar o site www.sbd.org.br.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)