Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Médicos alertam que sobre prescrição de óculos e lentes

Márcia Wonghon / ABr - 22 de abril de 2004 - 15:25

A Comissão Brasileira de Oftalmologia está lançando uma campanha para alertar a população de que apenas os oftalmologistas podem prescrever óculos e lentes de grau. O tema foi debatido hoje pelos participantes do XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, que prossegue até sábado (24), no Centro de Convenções de Pernambuco.

A justificativa dos especialistas é a de que várias óticas no país disponibilizam consultas gratuitas, sem qualificação médica, com a intenção de ampliar a comercialização de óculos e lentes de contato. De acordo com o presidente da Sociedade Pernambucana de Oftalmologia, Teóphilo Freitas, a prática ilegal representa desrespeito às leis, compromete a saúde dos pacientes e explora a confiança dos menos esclarecidos.

Ele disse que somente a classe médica especializada pode identificar, por meio da consulta oftalmológica, doenças oculares e indicar os tratamentos. Lembrou que, por outro lado, não é permitido aos oftalmologistas vender óculos, nem ser sócio de óticas.

SIGA-NOS NO Google News