Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Médico alerta sobre doença do consumo

Ellis Regina / ABr - 19 de dezembro de 2004 - 10:18

O desejo excessivo de comprar, o endividamento pelo excesso de compras e o sofrimento psicológico provocado pelo descontrole desse tipo de comportamento podem indicar uma dependência comportamental de consumo. Segundo o psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo Hermano Tavares, essas três características evidenciam o consumo sem controle, ou doença do consumo.

Fundador do núcleo que estuda a doença no Hospital das Clínicas, Tavares explica que o comprar compulsivo atinge todas as classes sociais e todas as faixas etárias. "O comportamento varia de acordo com o poder aquisitivo e as possibilidades de cada um", diz o médico.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, o médico explicou que o consumismo é um fenômeno que cresceu nos últimos dez anos, quando houve uma reorientação do comércio para o público consumidor com as ofertas de consumo e as campanhas publicitárias votadas para população que tem, segundo o especialista, "uma certa avidez natural por experimentar coisas novas".

Para estabelecer uma relação saudável com o consumo, o médico recomenda a imposição de limites, que se contenham os impulsos diante da aparente facilidade de crediário que é divulgada pela publicidade. De acordo com ele, uma preocupação especial deve ser com as crianças. Para os adolescentes, Tavares aconselha que os pais dividam com eles as possibilidades e as preocupações do orçamento.

"Eles sabem fazer as contas e podem compreender. Tem que colocar para eles que endividar-se para consumir alguma coisa que não tem real necessidade é apenas ceder à pressão do consumo", afirmou Hermano Tavares.

SIGA-NOS NO Google News