Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Medicina passa a ter três novas áreas de atuação no Brasil

Marta Ferreira, Campo Grande News - 01 de agosto de 2011 - 18:32

Três novas áreas de atuação para os médicos foram criadas no Brasil, conforme resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) publicada hoje no Diário Oficial da União. São elas medicina do sono, medicina paliativa e medicina tropical.

Área de atuação é um ramo de especialidade médica. Um exemplo aplicado às novas áreas é na especialidade de infectologia, em que o profissional, ao ingressar em programa de residência pode, a partir de agora, receber treinamento adicional específico na área de medicina tropical.

A resolução do CFM associa a área de medicina paliativa às especialidades clínica médica, cancerologia, geriatria e gerontologia, medicina de família e comunidade, pediatria e anestesiologia.

A área de atuação medicina tropical, vinculada à especialidade infectologia, é dedicada ao estudo e tratamento de doenças como malária, febre amarela, dengue, esquistossomose e leishmaniose, típicas de regiões tropicais. Na avaliação do médico Juvêncio Dualib, chefe do setor de infectologia do Hospital de Heliópolis, em São Paulo, a especialidade é derivada do campo de estudo da medicina tropical, mas atualmente abrange um vasto número de doenças.

A medicina do sono, conforme a resolução, está ligada às especialidades de Otorrinolaringologia, Pneumologia, Neurologia ou Psiquiatria.

A resolução publicada hoje traz outras mudanças. A área de atuação dor, que era associada somente às especialidades anestesiologia e neurologia, passa a ser associada adicionalmente a acupuntura, medicina física e reabilitação, neurocirurgia e ortopedia e traumatologia. A especialidade medicina legal passa a ser denominada medicina legal e perícia médica.

Deixaram de ser tratadas como áreas de atuação: cirurgia de coluna, perícia médica, reprodução humana e medicina aeroespacial. Também houve ampliação no número de especialidades vinculadas à área de atuação hepatologia, que, a partir de agora, ainda manterá ligações com a clínica médica e a infectologia.

SIGA-NOS NO Google News