Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/10/2004 13:46

Medicina Aeroespacial discute a radiação em pilotos

Nielmar de Oliveira/ Agência Brasil

Um estudo inédito realizado pelo Centro de Medicina Aeroespacial (Cemal), da Força Área Brasileira (FAB), avalia se as cabines das aeronaves podem estar recebendo uma quantidade muito grande de radiação. A suspeita está fundamentada no fato das aeronaves estarem voando cada vez mais alto, aliada à agressão de gases poluentes à camada de ozônio.

O estudo está sendo apresentado e colocado em debate pela primeira vez no VII Encontro de Medicina Aeroespacial, que acontece até este sábado, na sede do Cemal – um dos maiores centros de excelência em medicina aeropascial em todo o mundo – na Ilha do Governador, no Rio.

O estudo do Centro de Medicina Aeroespacial indica que a radiação ultravioleta afeta principalmente os países da América Latina. Por isto, os seus efeitos nas tripulações de aeronaves têm despertado o interesse da comunidade cientifica internacional. Catarata e câncer de pele são, segundo o estudo, algumas das doenças que podem ocorrer com a superexposição do ser humano à radiação ultravioleta.

Segundo o brigadeiro-médico José Roberto Gabriel, o Cemal quer quantificar com este estudo o nível de exposição dos pilotos para calcular a incidência da radiação sobre eles. “A partir desse estudo, poderemos estabelecer uma política de proteção aos aeronavegantes para prevenir os problemas de saúde que deverão ser detectados em alguns anos”.

A primeira etapa do estudo já está concluída e, a partir dele, analisando testes com amostras de vidros de janelas e pára-brisas de cabines das aeronaves os técnicos do Cemal se surpreenderam. “Entre outras comprovações, até então desconhecidas em todo o mundo, ficou evidente que as janelas têm um nível de transmissibilidade de radiações muito elevado, deixando pilotos superexpostos aos efeitos extremamente nocivos que essas radiações podem causar ao ser humano”, o brigadeiro.

No encontro, especialistas também estão discutindo assuntos relacionados a problemas de saúde dos passageiros e da tripulação, mas principalmente dos pilotos. Também estão sendo apresentados outros trabalhos inéditos e exposições referentes aos temas Emergência Médica a Bordo, Radiações em Aviação, O futuro da Medicina Aeroespacial e Pesquisa em Medicina de Aviação.


02/10/2004

------
FF

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)