Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Medicamento que estimula formação óssea chega ao mercado

Agência Brasil - 04 de novembro de 2003 - 13:38

O medicamento Fortéo (teriparatida injetável derivada de ADN recombinante) começa a ser comercializado este mês no Brasil e na Europa. Aprovado pelo FDA, órgão regulador norte-americano de medicamentos e alimentos, em novembro de 2002, é o primeiro medicamento capaz de estimular a formação óssea aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em março último, para o tratamento de osteoporose em mulheres na pós-menopausa e em homens.

O Fortéo foi desenvolvido pela indústria farmacêutica Eli Lilly e é indicado para pacientes com osteoporose com alto risco para fraturas ou com presença de fraturas. Primeiro produto de uma nova classe terapêutica de agentes formadores de osso, o medicamento estimula as células chamadas osteoblastos, responsáveis pela formação óssea. Os medicamentos para tratamento da osteoporose existentes até o momento, como os antireabsortivos, só retardam ou estacionam a perda de massa óssea.

Em comparação com placebo (substância inócua), estudos clínicos revelam que o Fortéo, além de estimular o desenvolvimento de massa óssea, diminui o risco de fraturas vertebrais e aumenta a densidade mineral óssea, após uma média de 21 meses de tratamento. A redução do risco de fraturas vertebrais graves é de 90% comparado com placebo, já a diminuição do risco relativo do total de fraturas não vertebrais (pulso, costelas, quadril, tornozelo e pés, entre outros) é de 53%.

A osteoporose é uma doença silenciosa, que torna os ossos frágeis e facilmente sujeitos a fraturas. Atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, num total de cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. Com o envelhecimento da população, nos próximos cinco anos, estima-se que entre 55 e 60 milhões de mulheres desenvolverão a doença.

SIGA-NOS NO Google News