Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Medicamento 3 em 1 para tratar a aids começa a ser distribuído no estado

Agência Rádio - 23 de janeiro de 2015 - 19:03

 Pacientes com HIV e aids que vivem no Mato Grosso do Sul contam agora com uma nova opção de tratamento. É o medicamento 3 em 1, que combina em um único comprimido três medicamentos. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a redução do número de pacientes que abandonam o tratamento é uma das principais vantagens do medicamento 3 em 1.

"O medicamento, quando ele é prescrito adequadamente pelo médico, ele tem que ser tomado de maneira continuada porque qualquer interrupção pode tanto levar o vírus a se multiplicar de novo, leva o vírus a se multiplicar e pode causar problema e pode, inclusive, favorecer a resistência. A pessoa não mais reagir àqueles medicamentos e ter que tomar outros medicamentos depois".

 Os estados do Rio Grande do Sul e Amazonas já recebem o 3 em 1 desde novembro. Cerca de 11 mil pessoas estão sendo beneficiadas nos dois estados. O médico Larry Castillo Nina atende pacientes com HIV e Aids em um posto de saúde de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele conta que a adesão ao tratamento aumentou com o remédio 3 em 1.

"A minha experiência com o tratamento dos pacientes com HIV com o medicamento 3 em 1, este tem maior vantagem porque é um só comprimido que o paciente vai tomar uma só vez no dia. Antigamente, os pacientes tinham que tomar três ou quatro medicamentos e eles tinham muitos efeitos colaterais referenciados pelos pacientes, como náuseas, diarreia, vômitos, no qual gera um abandono de tratamento muito frequente. Agora com o 3 em 1 eles só referem muito sono nas primeiras duas semanas. Depois, vai sumindo, sumindo os efeitos colaterais".

O Ministério da Saúde encaminhou para o Mato Grosso do Sul 68 mil comprimidos 3 em 1 para tratar a aids. A quantidade é suficiente para atender os pacientes nos próximos doze meses. Atualmente cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e aids em todo o país.

Reportagem, Karina Chagas

SIGA-NOS NO Google News