Cassilândia, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

Últimas Notícias

08/01/2021 16:20

Médica cubana é nomeada Secretária Municipal de Saúde

Em seu país, a médica já dirigiu uma Policlínica com mais de 900 funcionários

O Extra
Dania chegou em São Francisco ao final de 2015, através do programa Mais Médicos - Foto: ReproduçãoDania chegou em São Francisco ao final de 2015, através do programa Mais Médicos - Foto: Reprodução

O novo prefeito de São Francisco, Sebastião de Oliveira Baptista (PTB), o Tiãozinho, nomeou a médica cubana Dania Yelises Gómes Cabrera para comandar a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade. A informação é do ex-vereador Anderson Pimenta.

Dania chegou em São Francisco ao final de 2015, através do programa Mais Médicos, e trabalhou durante três anos em uma unidade básica de saúde da vizinha cidade, onde conquistou o respeito da população, graças à sua competência e simplicidade. Dania percorria a cidade de bicicleta, para atender os pacientes que não podiam ira até a unidade de saúde.

Com a eleição de Bolsonaro e o rompimento do contrato entre o governo cubano e o Mais Médicos, Dania perdeu o emprego de médica do programa Saúde da Família, mas, depois de se casar com um jalesense, permaneceu no Brasil, trabalhando como balconista de uma farmácia de São Francisco.

Dania, assim como a maioria dos médicos cubanos que atuaram no Brasil, nunca reclamou do fato de o governo cubano ficar com 70% de seu salário e, de outro lado, nunca concordou com a falácia de que a situação dos profissionais cubanos no Brasil era análoga a “trabalho escravo”.

Nascida em 1972, Dania formou-se há mais de 20 anos em Medicina Geral Integral pelo Instituto Superior de Ciências Médicas Santiago de Cuba. Em seu país, a médica cubana – que estudou também administração hospitalar – já dirigiu uma Policlínica com mais de 900 funcionários.

De acordo com o ex-vereador Anderson Pimenta, a população de São Francisco aprovou a escolha do prefeito Tiãozinho para a Secretaria de Saúde.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
Quarta, 24 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)