Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/12/2004 09:14

MEC traça política de uso do dicionário em sala de aula

ACS - MEC

A partir de 2005, os estudantes da rede pública das primeiras séries do ensino fundamental vão ter acesso a dicionários adequados à sua faixa etária e à série em que estão matriculados. Até então, os dicionários distribuídos pelo MEC eram os mesmos para alunos de 1ª a 8ª série, que levavam a publicação para casa. Os acervos agora serão coletivos e os professores receberão orientações para utilizar o material em sala de aula.


O edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2006 para a aquisição de dicionários foi lançado semana passada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). O programa prevê dois acervos: um para turmas em fase de alfabetização, com crianças de seis a oito anos, e o outro para turmas em processo de desenvolvimento da língua escrita.


Três tipos de dicionário irão compor os acervos: os do tipo 1 terão de mil a 3 mil verbetes, adequados à fase inicial de alfabetização; os do tipo 2 terão 3,5 mil a 10 mil verbetes; e os do tipo 3, com 19 mil a 35 mil verbetes, serão orientados pelas características de um dicionário padrão, mas adequados a alunos de 3ª e 4ª série. Os dicionários tipo 2 serão comuns aos dois acervos.


“O dicionário da criança de seis, sete, oito anos, em processo de alfabetização, não deve ser o mesmo de um aluno que está concluindo o ensino fundamental”, diz Jeanete Beauchamp, diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do MEC. “Você tem que fazer uma proposta para o aluno ser estimulado a utilizar o dicionário. Se você entrega na faixa etária de seis a oito anos um dicionário com mais verbetes e fonte menor, ele não vai se estimular.” Os dicionários poderão ser ilustrados, o que para Beauchamp é importante para o aluno que inicia a alfabetização.


Uso coletivo – A política para o uso coletivo dos dicionários em sala de aula inclui a capacitação de professores. “É ali que o professor vai despertar o aluno para o uso e utilidade do dicionário”, diz a diretora. “O dicionário deve ser usado para ajudar o aluno a ler, escrever e expressar-se, não só para a verificação da grafia correta da palavra”, explica.


Os novos dicionários devem chegar às escolas no segundo semestre de 2005. Quem entra na 1ª série terá as obras adequadas para sua faixa etária na segunda metade do ano. Os demais alunos hoje no ensino fundamental já receberam dicionários em anos anteriores e terão a chance de usar os acervos coletivos, compostos por dicionários de diferentes autores, o que permite a comparação e o enriquecimento do trabalho, avalia Beauchamp. Todas as salas de 1ª a 4ª série da rede pública de ensino – 651.874 salas em 138.891 escolas – receberão os acervos do MEC.


Repórter: Heloisa d’Arcanchy

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)