Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC realiza censo escolar a partir do dia 15 de julho

05 de julho de 2005 - 12:54



O Ministério da Educação (MEC) deve ralizar a partir do dia 15 de julho, um teste com 49 perguntas sobre alunos e professores e 87 questões sobre a escola. As questões fazem parte do novo censo escolar chamado Projeto Presença. As respostas deverão ajudar a descobrir quem são os alunos das escolas públicas e particulares da educação básica.

De acordo com o ministério, o censo escolar deste ano tem prazo de três meses para realizar o cadastro dos 55 milhões de alunos, das 2,5 milhões de funções docentes e das 240 mil escolas públicas e privadas da educação básica.

O projeto presença é composto por três etapas: cadastro, Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe) e Censo em Tempo Real. A partir do cadastro de cada estudante, o MEC vai criar o Número de Identificação Social (NIS) que vai para os bancos de dados do Inep e dos estados. Com esse cadastro será possível integrar os programas da área social do governo federal.

A segunda parte do Projeto é a criação do Safe, um sistema exclusivo para as escolas das redes públicas estaduais e municipais. O governo federal vai distribuir um cartão magnético eletrônico, denominado Cartão do Estudante, para identificar o aluno e acompanhar a freqüência escolar.E a terceira fase é o Censo Escolar em Tempo Real onde os dados vão ser informatizados.

SIGA-NOS NO Google News