Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/03/2005 14:58

MEC quer qualificar professores da educação básica

Cecilia Jorge / ABr

A educação básica será a prioridade do novo secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, empossado nesta terça-feira (29) pelo ministro da Educação, Tarso Genro. "A tarefa do novo secretário é centrar fogo nos vínculos da educação a distância com a qualificação da educação básica do Brasil, com a qualidade e ampliação da educação básica. Essa é a conexão mais imediata que o novo secretário vai ter que responder", disse Tarso Genro.

Pós-doutorado em Física, Ronaldo Mota exercia o cargo de secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE). Mota disse que o ensino a distância poderá ajudar na qualificação dos professores da educação básica. "É deprimente o nível da qualidade do ensino de Física, Química, Biologia e Matemática no ensino básico", disse o secretário. "Talvez, em termos educacionais, eu identificaria como o problema número um do país a nossa falta de educação científica. E essa falta é mais presente no ensino médio", acrescentou.

De acordo com Ronaldo Mota, atualmente 17,6 mil professores da rede pública de ensino médio dessas áreas de conhecimento e de Pedagogia já estão sendo capacitados por esse sistema. "O professor que passa por um processo de atualização, que usa redes de computadores e outros sistemas multimídias, certamente não só aprende o conteúdo específico, mas também se adapta às novas tecnologias", afirmou ele. Segundo o secretário, essa forma de ensino também permite que os professores sejam capazes de passar a utilizar as novas tecnologias em sala de aula.

O novo secretário, que substitui Marcos Dantas, destacou a importância do ensino a distância para a democratização da educação. "Tanto do ponto de vista da capacidade geográfica de atingir regiões nunca antes imagináveis como atingir camadas sociais absolutamente inatingíveis pelos métodos tradicionais".

O secretário também ressaltou a necessidade de criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na próxima semana, ele pretende começar a formar uma rede de pesquisadores na área de novas tecnologias educacionais para constituir a UAB. Para isso, Ronaldo Mota anunciou a intenção de criar, ainda este ano, bolsas de pesquisa para incentivar a produção de conteúdos didáticos e pedagógicos a partir dessas novas tecnologias. A previsão é que sejam concedidas 600 bolsas até o final de 2006.

Na cerimônia de posse foi lançada a minuta do decreto de regulamentação da educação a distância. A regulamentação refere-se ao credenciamento de instituições e autorização de cursos e programas de formação. O documento ficará aberto a consulta pública por 30 dias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)