Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/01/2006 17:13

MEC quer fazer este ano olimpíada de português

Vitor Abdala/ABr

O Ministério da Educação (MEC) quer realizar este ano a 1ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa para alunos de escolas públicas. O objetivo é valorizar e promover o ensino do idioma entre os estudantes da educação básica, por meio de uma competição que deve envolver desafios de análise, interpretação e produção de textos.

Hoje (16), o secretário executivo adjunto do MEC, Ronaldo Teixeira, reuniu-se com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação do Ceará, estado que já promove a olimpíada, para discutir como será a competição.

De acordo com Teixeira, a língua é um instrumento importante pelo qual passa toda a cultura e a visão de mundo dos estudantes. "É fundamental que consolidemos uma proposta de ensino da linguagem e valorizemos para que não mais se ouça do nosso estudante: ‘eu tenho duas dificuldades: Matemática e Português. Matemática é aceitável porque é um raciocínio, é algo acrescido. Mas a língua é inata, é inerente ao ser humano", avaliou.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, prevista para acontecer no meio do ano, deve envolver as 27 unidades da federação e contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As duas instituições vão emprestar a experiência desenvolvida com a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas, realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de estudantes de 31 mil instituições públicas de todo o país.

Teixeira disse ainda que o MEC também deve realizar este ano a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática: "Diante do êxito, é provável que venhamos a repetir, porque não tem custo tão elevado e é uma maneira de promover, divulgar e estimular o professor e fazer com que os alunos estudem mais matemática".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)