Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC quer estender Escola Aberta a todo o país até 2008

Márcia Wonghon/ABr - 15 de fevereiro de 2006 - 10:16

O programa Escola Aberta, lançado há seis anos pelo governo de Pernambuco em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi transformado em modelo pelo Ministério da Educação. O objetivo do programa é oferecer atividades nas escolas públicas nos fins de semana e reduzir os índices de violência.

A meta do MEC é estender a iniciativa, que vem mudando a realidade de 100 mil jovens pernambucanos em situação de vulnerabilidade social, a todos os estados e municípios até 2008.
O ministério vai repassar anualmente R$ 19 mil para cada escola que aderir ao projeto.

De acordo com o coordenador do programa em Pernambuco, Marcos Magalhães, a experiência, já está sendo feita também nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Vitória. Ele destacou que em seu estado, o Escola Aberta funciona atualmente em 400 unidades de ensino de 13 cidades, sendo 170 estaduais e 230 municipais.

O Ministério da Educação quer que o programa faça parte da política pedagógica das escolas, integrando as ações dos fins de semana às atividades do ensino regular. Além da programação já existente serão desenvolvidas oficinas de incentivo à leitura, à cultura de paz e ao resgate da cidadania.

SIGA-NOS NO Google News