Cassilândia, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

30/04/2004 15:13

MEC quer aumentar escolaridade média de jovens e adultos

Agência Brasil

O Ministério da Educação vai dar prioridade à implementação de um programa que visa a ampliar a escolaridade média de jovens e adultos dos assentamentos e acampamentos de reforma agrária no país. O anúncio foi feito hoje pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, durante solenidade de diplomação de cinco mil jovens e adultos de 130 assentamentos e 175 acampamentos do Movimento dos trabalhadores Sem Terra (MST) que concluíram o curso de alfabetização.

Eles aprenderam a ler e a escrever em oito meses, participando de 356 turmas, em 60 municípios. A iniciativa foi viabilizada através de um convênio firmado entre o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Alfabetizado, e a Associação Nacional de Cooperação Agrícola.

De acordo com Ricardo Henriques, a questão do acesso ao conhecimento, sobretudo entre a juventude do campo, dando instrumentos para que ela tenha capacidade de transformar a realidade, é o desafio do novo modelo que o MEC quer realizar. “Nossa estratégia está sendo no sentido de induzir as pessoas já alfabetizadas a terem o saber ampliado, porque é impossível acreditar que basta distribuir terra, para gerar desenvolvimento", afirmou Henriques.

A coordenadora de educação do MST em Pernambuco, Rubneuza de Souza, explicou que jovens e adultos assentados e acampados vêm sendo alfabetizados desde 1996, mas há uma necessidade de continuar o aprendizado. Rubneuza disse que, para eles, entrar no ensino regular não é possível, devido à idade avançada. Por outro lado, o supletivo não está inserido na realidade do campo. “A idéia é adotar um programa que possa atender à escolarização do ensino fundamental com metodologia voltada à realidade local”, acrescentou.

O líder do MST, Jaime Amorim, destacou que o programa de alfabetização é fundamental para transformar trabalhadores excluídos em cidadãos conscientes.

Um dos concluintes do curso de alfabetização é o agricultor Cesário Joaquim da Silva, de 64 anos, do acampamento Garrote, no município de Toritama, no Agreste Meridional. Ele disse que está muito satisfeito por saber ler e escrever, porque agora tem condições de fazer cartas e ter seu próprio negócio. “Eu me sinto outra pessoa, já que, devido ao trabalho no cultivo de milho, algodão e feijão, desde os 12 anos até hoje, não tinha tido oportunidade de aprender”.

O veterano da turma de concluintes, Horácio Teófilo da Silva, de 86 anos, do município de Trindade, lembrou que tinha tanta vontade de freqüentar as aulas que, quando criança, chegava a chorar. ”Meu pai era pobrezinho e não podia assumir gastos com minha formação. Comecei a estudar depois de casado, pai de três filhos, tendo que caminhar três léguas à noite, mas sabia só assinar o nome para votar. Agora, tomei gosto pelo estudo e quero aprender mais", contou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)