Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC prorroga prazo para adesão ao Prouni

Dourados News - 19 de novembro de 2004 - 13:12

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou até as 18 horas, do dia 26 de novembro o prazo de adesão ao Prouni (Programa Universidade para Todos). Até esta data, o ministério convocará as universidades para a assinatura do termo de adesão.

Já aderiram ao Prouni 1.208 universidades privadas que apresentaram propostas de concessão de bolsas de estudos a estudantes carentes. Uma comissão interministerial está encarregada de analisar os processos.

O programa destinará bolsas de estudo integrais e parciais de 50% (meia-bolsa) para cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. As instituições que assinarem o termo de adesão estarão isentas do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e do PIS (Programa de Integração Social).

Estudantes
Pode se candidatar às bolsas o estudante que tenha cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral. Para pleitear bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar per capita de, no máximo, R$ 390. Já para bolsa parcial, a renda deve ser de no máximo R$ 780.

Os estudantes interessados em concorrer a essas vagas deverão se inscrever entre os dias 22 de novembro e 10 de dezembro. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet.

Para se inscrever, o estudante deverá indicar o número de sua inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); apresentar dados sobre o grupo familiar; e listar cinco opções de bolsas pretendidas, por ordem de interesse (curso, instituição, habilitação e turno).

O critério de aprovação será o resultado da prova do último Enem, para o qual se inscreveram 712 mil estudantes da rede pública, de um total de 1,048 milhão de estudantes.

A relação com os pré-selecionados para as vagas do Prouni será divulgada no dia 13 de dezembro. Após essa data, haverá uma segunda etapa, com a reabertura das inscrições para estudantes não pré-selecionados anteriormente se cadastrarem para bolsas remanescentes.


SIGA-NOS NO Google News