Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

05/04/2007 15:19

MEC propôe novo modelo de universidade

Um novo modelo de universidade, voltado para a formação mais ampla e humanística (apelidado de Universidade Nova) tem apoio do Governo Federal. De acordo com o secretário substituto da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, as universidade têm autonomia para realizarem reformas no ensino.

“A intenção do MEC é apoiar as propostas que as universidade autonomamente produzem. Porque, muita vezes, o investimento necessário é para reformular a infra-estrutura dos campus, as salas de aula”, afirma Palácios.

“Se você muda as estratégias de ensino precisa de mais bibliotecas, mais espaços para os estudantes desenvolverem suas atividades. Nesse sentido, é importante o aporte de recursos e há previsão para isso”.

Na avaliação do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ênio Candotti, o atual modelo de educação é rígido e não permite aos alunos conhecerem outras áreas de atuação.

“Essa construção em blocos permite a um biólogo passar para a matemática e o matemático se dedicar às engenharias e isso é muito bom”, avalia o pesquisador. “Essa Universidade Nova é um convite a pensar um mundo de maneira como o pensamos, mas compartilhar essa discussão e fazer com que ela seja colocada como questão principal na mesa dos educares, dos planejadores, dos políticos e dos próprios mestres professores e estudantes”.

Algumas universidade já adotaram o novo modelo de ensino superior. É caso da Universidade Federal do ABC, em São Paulo, que oferece a formação em bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia. Outras 17 universidade federais estão avaliando a proposta e três delas estão colocando a idéia em prática, como a Federal do Piauí, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal da Bahia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)