Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/04/2007 15:19

MEC propôe novo modelo de universidade

Um novo modelo de universidade, voltado para a formação mais ampla e humanística (apelidado de Universidade Nova) tem apoio do Governo Federal. De acordo com o secretário substituto da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, as universidade têm autonomia para realizarem reformas no ensino.

“A intenção do MEC é apoiar as propostas que as universidade autonomamente produzem. Porque, muita vezes, o investimento necessário é para reformular a infra-estrutura dos campus, as salas de aula”, afirma Palácios.

“Se você muda as estratégias de ensino precisa de mais bibliotecas, mais espaços para os estudantes desenvolverem suas atividades. Nesse sentido, é importante o aporte de recursos e há previsão para isso”.

Na avaliação do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ênio Candotti, o atual modelo de educação é rígido e não permite aos alunos conhecerem outras áreas de atuação.

“Essa construção em blocos permite a um biólogo passar para a matemática e o matemático se dedicar às engenharias e isso é muito bom”, avalia o pesquisador. “Essa Universidade Nova é um convite a pensar um mundo de maneira como o pensamos, mas compartilhar essa discussão e fazer com que ela seja colocada como questão principal na mesa dos educares, dos planejadores, dos políticos e dos próprios mestres professores e estudantes”.

Algumas universidade já adotaram o novo modelo de ensino superior. É caso da Universidade Federal do ABC, em São Paulo, que oferece a formação em bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia. Outras 17 universidade federais estão avaliando a proposta e três delas estão colocando a idéia em prática, como a Federal do Piauí, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal da Bahia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)