Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/06/2005 13:06

MEC prepara novo censo escolar para o mês de julho

Agência Brasil

Um teste com 49 perguntas sobre alunos e professores e 87 questões sobre a escola será aplicado depois do dia 15 de julho pelo novo censo escolar do Ministério da Educação (MEC)chamado Projeto Presença. As respostas deverão ajudar a descobrir quem são os alunos das escolas públicas e particulares da educação básica, qual a formação dos professores desse ensino e se essas escolas tem computador, biblioteca ou quadra de esporte.

O censo escolar deste ano tem prazo de três meses para realizar o cadastro dos 55 milhões de alunos, das 2,5 milhões de funções docentes e das 240 mil escolas públicas e privadas da educação básica.

O coordenador de estatística de educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (o Inep), Davi Schimidt, diz que com as informações recebidas é feito o cálculo do dinheiro que será enviado para os estados, os municípios e as escolas. "Esses dados coletados orientam o programa de alimentação escolar, orientam o programa do livro didático, orientam o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). Portanto com mais precisão mais precisão, mais agilidade o poder público poderá atuar com mais rapidez em cima dos problemas constatados", esclareceu.

Davi Schimidt explica ainda que o novo cadastro trará o nome e a idade do estudante, quem são seus pais, o endereço, além de informações sobre o rendimento escolar, se tem necessidades especiais e se participa do bolsa-família. Ele acrescentou também que "é importante a participação das escolas, dos alunos e professores. É necessário que as informações fornecidas correspondam a realidade. O envolvimento de todos os gestores educacionais e a participação dos municípios é fundamental para um bom trabalho."

O projeto presença é composto por três etapas: cadastro, Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe) e Censo em Tempo Real. A partir do cadastro de cada estudante, o MEC vai criar o Número de Identificação Social (NIS) que vai para os bancos de dados do Inep e dos estados. Com esse cadastro será possível integrar os programas da área social do governo federal.

A segunda parte do Projeto é a criação do Safe, um sistema exclusivo para as escolas das redes públicas estaduais e municipais. O governo federal vai distribuir um cartão magnético eletrônico, denominado Cartão do Estudante, para identificar o aluno e acompanhar a freqüência escolar.E a terceira fase é o Censo Escolar em Tempo Real onde os dados vão ser informatizados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)