Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC oferece exames supletivos no Japão e na Suíça

31 de julho de 2006 - 15:35

O MEC (Ministério da Educação) anuncia que aplicará exames supletivos para brasileiros residentes no Japão e na Suíça, nos dias 23 (ensino fundamental) e 24 de setembro (ensino médio) de 2006.

Oferecidos pelo ministério, em parceria com a Embaixada do Brasil no Japão, o Consulado em Zurique e a Secretaria de Educação do Paraná, os exames supletivos visam facilitar a vida dos filhos de brasileiros com trabalho temporário ou residentes no Japão e Europa para que, ao voltar ao Brasil, possam cursar o ensino profissional ou superior.

Segundo dados do MEC, mais de mil estudantes devem fazer os testes no Japão, nas cidades de Suzuka, Hamamatsu, Ota e Yokohama, na penitenciária de Kurobane (Tochigi-ken) e na Escola de Disciplina de Menores de Kurihama (Kanagawa-Ken). Estão inscritos 1.040 jovens e adultos, dos quais 270 para as provas do ensino fundamental e 770 para o ensino médio.

Neste ano, as provas também serão realizadas em duas penitenciárias de Tóquio, a de Kurobane e na Escola de Disciplina de Menores de Kurihama, onde brasileiros cumprem penas. No total, são 58 inscritos, dos quais 33 farão provas do ensino fundamental e 25 do ensino médio.

Na Suíça, os exames serão aplicados em Zurique. No total, estão inscritos 22 brasileiros - seis para as provas do ensino fundamental e 16 para o ensino médio.

Para saber os locais das provas, o candidato deve consultar o endereço eletrônico onde fez a inscrição, a Embaixada do Brasil em Tóquio, ou os consulados-gerais em Tóquio e Nagóia. Na Suíça, é preciso procurar o Consulado de Zurique.

De acordo com o MEC, a terceira maior comunidade brasileira no exterior fica no Japão, com cerca de 240 mil pessoas em atividade temporária, das quais 40 mil em idade escolar.

Outras informações podem ser obtidas no site do Deja (Departamento de Educação de Jovens e Adultos).

SIGA-NOS NO Google News